Pará de Minas amplia flexibilização do comércio, bares, ocupação de igrejas, autoriza aulas presenciais, shows e eventos

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 em Pará de Minas se reuniu nesta sexta-feira, 9 de julho, para tratar de diversos assuntos. O encontro ocorreu de forma virtual e entre as decisões tomadas, a autorização para o retorno das aulas presenciais nas redes pública e privada de ensino, conforme publicado pelo Portal GRNEWS.

Após o encontro foi editado o Decreto Municipal Nº 11.626/2021 que traz outras alterações, principalmente beneficiando o comércio. O procurador-geral do Município Hernando Fernandes da Silva, que assinou o documento juntamente com o prefeito Elias Diniz (PSD) afirma que esse é o decreto com abrangência maior de flexibilizações desde o início da pandemia em março de 2020.

Acrescenta que isso faz aumentar a responsabilidade dos proprietários de estabelecimentos comerciais que devem cumprir todas as determinações contidas no decreto, uma vez que a fiscalização continuará atuando firme em Pará de Minas para coibir possíveis irregularidades.

Destaca ainda que todas as normas que constam no documento são baseadas no plano Minas Consciente do Governo de Minas Gerais, ao qual Pará de Minas aderiu em meados de 2020.

O procurador ressalta que Pará de Minas está na onda amarela do Minas Consciente e entre as flexibilizações, muda também o distanciamento mínimo entre as pessoas, que cai de 4 metros para 1,50cm. Também muda o fluxo do número de pessoas nos supermercados, entre outras que incluem academias, bares, restaurantes e lanchonetes:

Hernando Fernandes da Silva
hernandoflexi1

Também foi liberada a realização de alguns shows e foram editadas recomendações para estabelecimentos que ocupam espaços públicos em Pará de Minas, como food trucks e trailers:

Hernando Fernandes da Silva
hernandoflexi2

Reprodução/Prefeitura de Pará de Minas

A partir deste sábado (10) os templos religiosos poderão funcionar com a capacidade de até 75%, desse que observado o distanciamento mínimo. O uso da máscara continua obrigatório:

Hernando Fernandes da Silva
hernandoflexi3

Boates, danceterias, salões de dança, casa de festas, eventos, exposições, congressos, seminários e atividades culturais também estão liberadas com restrição de distanciamento e capacidade máxima:

Hernando Fernandes da Silva
hernandoflexi4

No Decreto Municipal Nº 11.626/2021 também consta a Deliberação 165 editada por ocasião da onda vermelha e que autoriza o retorno das aulas presenciais em Pará de Minas a partir de 2 de agosto:

Hernando Fernandes da Silva
hernandoflexi5

Apesar de citar que este Decreto Municipal Nº 11.626/2021 traz o maior número de flexibilizações desde o começo da pandemia, o procurador-geral do Município Hernando Fernandes da Silva também alerta que o documento pode ser alterado a qualquer momento em caso aumento de casos e de ocupação hospitalar em Pará de Minas e nas unidades de saúde da macrorregião Oeste, a qual Pará de Minas está inserida.

Diz ainda que caso não seja necessário mudanças repentinas, o Decreto Municipal Nº 11.626/2021 terá vigência até o dia 26 de julho, data em que o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 em Pará de Minas se reunirá novamente para analisar as medidas que constam no documento.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!