Prestação de contas revela avanços, propostas e desafios da Saúde pública em Pará de Minas

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde cumpriu o que está previsto na legislação e realizou na segunda-feira, 06 de novembro, audiência pública na Câmara Municipal de Pará de Minas para a prestação de contas. Na ocasião foi apresentado o 2º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), com destaques para os avanços, propostas e desafios da saúde pública.

A avaliação é que muitos avanços foram constatados ao longo do tempo, proporcionando muitos benefícios para toda a população no âmbito da saúde. Na atenção primária os serviços aumentaram consideravelmente.

Após a prestação de contas, o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, falou ao Portal GRNEWS, destacando o transporte para atendimento de usuários e servidores também aumentou, além da UPA 24 horas que separou os serviços de adulto e os atendimentos da pediatria:

Wagner Magesty

Vm
P

Os números de atendimentos também são crescentes, gerando uma rede de assistência que garante o acesso a saúde da população paraminense de forma efetiva e com bons resultados, ressalta o secretário:

Wagner Magesty

Vm
P

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) era um dos grandes desafios da Secretaria Municipal de Saúde, ele hoje está como avanço na saúde, tendo agora para somar aos serviços a assistência auditiva, habilitada pelo Ministério da Saúde. A notícia foi confirmada ao Portal GRNEWS pelo secretário Wagner Magesty:

Wagner Magesty

Vm
P

Entre os desafios está a UPA 24 horas que precisa ser ampliada devido ao aumento expressivo do número de atendimentos, passando de 4 mil para 9 mil a cada mês. Além disso, é importante garantir a informação dos serviços ofertados na atenção primária, para que os pacientes busquem por ela antes de se dirigirem ao atendimento de urgência.

De acordo com Wagner Magesty, atualmente cerca de 70% dos atendimentos de urgência poderiam ser realizados na atenção primária:

Wagner Magesty

Vm
P

O secretário municipal de Saúde acredita que quando aumenta a oferta de serviço é preciso adequar a estrutura para que não haja desassistência, sendo este um grande desafio:

Wagner Magesty

Vm
P

Atualmente o atendimento pediátrico funciona no Hospital Municipal Padre Libério (HMPL), e um recurso de reparação da Vale no valor de R$ 23 milhões já está nos cofres da prefeitura, para obras de construção do novo bloco do HMPL.

Para dar andamento nos trabalhos será feito um processo licitatório, mas para que este seja iniciado é preciso aguardar uma alteração que foi feita no projeto de climatização e que está na vigilância sanitária estadual.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!