Levantamento revela 330 agressões contra mulheres e dois feminicídios em Pará de Minas em 2020

Os números da violência doméstica no país continuam aumentando. Em meio à pandemia do novo coronavírus, quando muita gente passou a ficar mais em casa, as denúncias aumentaram.

Em Minas Gerais, entre janeiro e agosto, 95.077 mulheres foram agredidas e procuraram seus direitos na justiça. O Portal GRNEWS apurou que no mesmo período em Pará de Minas, foram 330 mulheres agredidas e que denunciaram seus namorados, noivos, maridos e companheiros.

Em 2020, 89 mulheres morreram em Minas Gerais vítimas de seus companheiros, pelo simples fato de ser mulheres. Outros 127 feminicídios tentados foram registrados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, o que totaliza 216 ocorrências do tipo.

Já em Pará Minas, o número aumentou este ano. Em 2018 foram dois feminicídios tentados. No ano seguinte não houve nenhuma ocorrência do tipo. Em 2020 foram dois feminicídios consumados e um tentado.

O Portal GRNEWS conversou com a assistente social e consultora em Violência Doméstica, Tatiana Meireles Siqueira. Ela destaca que muitos não sabem e acreditam que a violência está ligada apenas a bater na mulher. Mas há outras formas de violentar sem ao menos encostar a mão.

E isto, segundo a especialista, é mais comum do que se imagina e nem a vítima nem o agressor sabem disso:


Tatiana Meireles Siqueira

tatianameirelesvioldom1

Se pelo número de denúncias é possível ver o aumento considerável da violência doméstica no país, imagina se todas as mulheres denunciassem? É que nem todas tem coragem de denunciar e os motivos são os mais variados. Da vergonha à dependência afetiva:

Tatiana Meireles Siqueira
tatianameirelesvioldom2

Infelizmente, após a violência doméstica há inúmeros casos em que a situação não terminou bem para a vítima que denunciou. O feminicídio também aumentou no país e políticas públicas de auxílio às mulheres são necessárias o quanto antes:

Tatiana Meireles Siqueira
tatianameirelesvioldom3

Caso seja vítima de violência doméstica e familiar ou conhece alguém que é, denuncie e não deixe o agressor impune. Você pode acionar a Polícia Militar pelo 190 ou ainda fazer um boletim de ocorrência através da Delegacia Virtual da Polícia Civil de Minas Gerais.

Para realizar o registro de violência doméstica, a vítima deve clicar AQUI e em seguida selecionar uma das opções relacionadas à violência doméstica como ameaça, vias de fato, lesão corporal e descumprimento de medida protetiva de urgência.

Na sequência, os campos disponibilizados deverão ser preenchidos com informações do solicitante, do autor, testemunhas, o local e a data dos fatos, assim como o histórico da ocorrência.

Após a inserção das principais informações, haverá a possibilidade de requerer a medida protetiva de urgência. A solicitante precisa especificar o tipo de medida protetiva necessária, de acordo com as opções relacionadas na tela.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!