Prefeitura de Pará de Minas desmente alerta de infestação de carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa, no Parque do Bariri
Os departamentos de Vigilância Sanitária e a Vigilância Ambiental emitiram um comunicado conjunto para tranquilizar a população e desmentir uma notícia falsa (fake news) que está circulando nas redes sociais. A mensagem alarmista alegava uma suposta infestação do carrapato-estrela no Parque do Bariri, um vetor conhecido por transmitir a febre maculosa.
As coordenadorias reforçaram que a informação não é verdadeira. De acordo com os órgãos, não há, até o momento, qualquer registro ou constatação de infestação de carrapatos que possam transmitir a febre maculosa na área do parque.
Monitoramento de rotina e segurança à população
As equipes da Vigilância Ambiental informaram que realizam monitoramentos de rotina em todas as áreas públicas da cidade. O objetivo é prevenir riscos à saúde.
Os órgãos de vigilância garantiram que, na eventualidade de ser identificada qualquer situação de risco sanitário, os moradores serão devidamente e imediatamente comunicados por meio dos canais oficiais da Prefeitura.
Apelo contra o compartilhamento de fake news
A nota emitida reforça a importância de que os cidadãos não compartilhem informações que não tenham sido confirmadas por fontes oficiais. O objetivo é evitar a propagação de pânico e desinformação.
Em caso de dúvidas ou para buscar informações concretas, a população pode entrar em contato diretamente com os responsáveis:
Vigilância Sanitária: Telefone 37- 3231-7722
Vigilância Ambiental: Telefone 37-3231-7817
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

