Ministério prevê queda nos preços de combustíveis caso o petróleo internacional mantiver cotação estável
Há uma “real possibilidade” de que os preços da gasolina e do diesel diminuam nas próximas semanas, caso as cotações do petróleo no mercado global permaneçam estáveis. A afirmação foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que participou da cúpula do Brics no Rio de Janeiro, ontem (7).
O ministro expressou alívio com a diminuição das tensões entre Israel e Irã, que vinham causando apreensão no cenário internacional. Silveira também garantiu que o governo está mobilizado para coibir práticas de preços abusivos nos combustíveis. “O presidente Lula vem cobrando isso de forma reiterada para que, na bomba de combustível, cheguem as reduções feitas pela Petrobras”, destacou, acrescentando que o governo está atuando na fiscalização para garantir que as políticas públicas resultem em “justiça tarifária” para os cidadãos.
Sustentabilidade e minerais críticos em pauta no Brics
Durante a cúpula do Brics, a questão da sustentabilidade foi debatida de forma “muito vigorosa”, segundo Silveira. Ele enfatizou a importância do Brics como um fórum internacional para articular financiamentos para a transição energética, citando o Banco do Brics como um instrumento fundamental nesse processo.
O ministro também mencionou a extração de minerais críticos, dos quais o Brasil e outros países do Brics possuem reservas significativas, como essencial para a transição energética global. No entanto, Silveira ressaltou a necessidade de encontrar um equilíbrio entre as atividades econômicas e a legislação ambiental. Com informações da Agência Brasil

