Período de férias faz aumentar número de frequentadores e empréstimos de livros na Biblioteca Municipal

As frases relacionadas à leitura de livros são muito conhecidas e bastante difundidas como “quem lê sabe mais” ou “quem lê viaja”, entre outras. Mas as pesquisas mostram que o brasileiro ainda lê muito pouco, se comparado com dados estatísticos de outros países mais desenvolvidos.

No Brasil o livro também é considerado um produto com preço alto, o que inviabiliza a compra por parte de muitas pessoas que sobrevivem com baixos salários e mal conseguem pagar as contas fixas obrigatórias a cada mês.

Já os representantes do mercado editorial reclamam que a situação não nada boa. Inclusive duas livrarias muito tradicionais e conhecidas dos brasileiros anunciaram que entraram recuperação judicial nos últimos meses de 2018.


Um dos argumentos apontados para a queda na venda de livros físicos é o aumento do número de leitores de livros digitais. Por outro lado, existem muitos relatos de pessoas que não trocam o livro tradicional pelos digitais. Dizem gostar do cheiro e do contato com as páginas dos livros.

Nesse contexto, a Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado de Pará de Minas registra aumento do público para a leitura desde o mês de dezembro de 2018, quando teve início o período de férias para muita gente.

A gerente da Biblioteca Fernanda Samla Souza Costa confirma que nesta época também aumenta a doação de livros destinados à biblioteca municipal. Outro fator é que muitos paraminenses que moram fora, retornam á cidade para passar férias. Eles procuram a biblioteca para ler e renovar carteirinhas de sócios:


Fernanda Samla Souza Costa
fernandasamlaferias1

Durante o período férias as pessoas têm mais tempo livre e procuram a biblioteca para atualizar o cadastro e colocar a leitura em dia fazendo aumentar o número de frequentadores:

Fernanda Samla Souza Costa
fernandasamlaferias2

Muitos paraminenses preferem não pegar a estada para viajar no período de descanso, mas acabam se transportando para muitos lugares através das páginas dos livros do acervo atualizado da biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado. Livros para pesquisa também são liberados para empréstimo:

Fernanda Samla Souza Costa
fernandasamlaferias3


A Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado está funciona nas dependências do prédio da Casa da Cultura, localizada na Praça Torquato de Almeida, 26, Centro, em Pará de Minas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!