Operação no Rio resgata 90 aves silvestres e desarticula esquema de tráfico

Uma operação conjunta das forças de segurança do Rio de Janeiro resultou no resgate de 90 aves silvestres e na prisão de dois homens que transportavam os pássaros em um carro. O flagrante ocorreu na terça-feira (5), na descida da Serra de Petrópolis, e expôs um esquema de tráfico de animais que se estende de Minas Gerais até a Baixada Fluminense.

A rota do tráfico e a crueldade contra os animais
A investigação da Delegacia do Meio Ambiente revelou que os criminosos tinham como destino uma feira livre em Duque de Caxias, onde as aves da espécie trinca-ferro seriam vendidas. Os pássaros foram encontrados em caixas de papelão muito pequenas, o que configurou o crime de maus-tratos.

Os dois homens detidos em flagrante responderão por receptação qualificada, associação criminosa e maus-tratos. As aves resgatadas foram encaminhadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Rio de Janeiro. A polícia segue investigando para identificar e responsabilizar outros envolvidos no esquema.

O tráfico de animais silvestres no Brasil
O tráfico de animais silvestres é a terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas. Estima-se que, anualmente, cerca de 38 milhões de animais são retirados da natureza no Brasil para o comércio ilegal. Segundo a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), essa atividade movimenta entre US$ 10 e US$ 20 bilhões por ano, sendo que 10% desse valor corresponde ao Brasil.

O trinca-ferro, nativo do país, é uma das principais vítimas desse comércio ilegal devido ao seu canto melodioso. Com informações da Agência Brasil

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!