Julho foi o mês com maior número de atendimentos do SAMU Oeste; em Pará de Minas foram 477
Inaugurado em 7 de junho de 2017, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Oeste atende em 54 municípios através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG OESTE). Nestas cidades há as bases para atendimento no Centro-Oeste mineiro. O SAMU atende 24 horas por dia e em Pará de Minas são quatro equipes compostas por um motorista e um técnico de enfermagem cada.
As equipes atendem casos de dores no peito de aparecimento súbito, crises convulsivas, situações de intoxicação ou envenenamento, acidentes de trânsito com atropelamento, queimaduras graves, traumas, trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do filho, perda de consciência (desmaio), queda acidental, sangramentos e hemorragias.
Desde o início dos trabalhos em Pará de Minas, foram 3.572 orientações médicas realizadas. A Unidade de Suporte Avançado (USA) agiu em 481 casos e a de Suporte Básico (USB) em 5.169 situações. Quanto aos atendimentos, foram 3.675 de causas clínicas, 1.361 por causas traumáticas e 280 situações obstétricas, isso sem contar as pediátricas e psiquiátricas.
Na cidade, a maioria dos atendidos tem idade superior a 60 anos, totalizando 1.717 atendimentos, e desde também em maioria estão os homens.
No último mês o SAMU Oeste teve um feito histórico. Nos mais de dois anos de implantação na região, julho foi o mês com maior número de atendimentos. Entre os destaques estão paradas cardiorrespiratórias revertidas e partos realizados pelas equipes. Só no mês passado foram 19.730 ligações recebidas pela central de regulação, que resultaram em 5.307 atendimentos, sendo 4.854 pré-hospitalares e 453 transferências.
Em Pará de Minas só em 2019 foram 1.241 orientação médicas e 1.899 atendimentos realizados pelo SAMU. Destes, 1.270 foram situações clínicas, 414 traumáticas, 85 obstétricas, 70 pediátricas e 60 psiquiátricas. A maioria dos atendidos foram homens e faixa etária que mais precisa do serviço do SAMU tem entre 20 e 40 anos e quem está acima dos 60 anos.
No último mês 253 pessoas foram atendidas pela USB e outras 18 pela USA, maioria, 195, por problemas clínicos. Os homens, 145, foram os que mais precisaram dos serviços do SAMU enquanto as mulheres totalizaram 126 atendimentos.
Para o secretário executivo do CIS-URG OESTE, consórcio que gerencia o SAMU, José Marcio Zanardi os números são reflexo da confiança da população no serviço prestado pelo órgão:
José Márcio Zanardi
josemarciojulhosamu1
Entre os destaques de atendimento em Pará de Minas está o apoio a um parto no dia 12 de julho em uma comunidade rural da cidade. A técnica em enfermagem Walenda de Araújo e o condutor socorrista Adriano Ferreira ajudaram no nascimento de um bebê que recebeu o nome de Adriano em homenagem ao condutor.
Duas paradas cardiorrespiratórias foram revertidas em Pará de Minas em julho. A primeira aconteceu na tarde de 26 de julho quando a técnica Walenda de Araújo e o condutor Adriano Ferreira ajudaram um homem de 52 anos. A outra foi na tarde do dia 30 de julho quando a mesma equipe salvou a vida de um senhor de 68 anos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.