Agentes de combate a endemias realizam o LIRAa em Pará de Minas; expectativa é de índice abaixo de 1%

Desde segunda-feira, 5 de agosto, equipes do setor de Combate a Endemias estão nas ruas de Pará de Minas realizando o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegytpi. Casas e empresas de todas as regiões da cidade serão visitadas para que os técnicos possam fazer a vistoria em todo local que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus.


A Secretaria Municipal de Saúde está ansiosa pelo resultado. É que nos últimos dois levantamentos realizados o índice de 2,4% foi considerado alto. Durante meses várias ações foram intensificadas e a expectativa é de melhorar estes números.

Desta vez cerca de 1.700 casas, empresas e lotes vagos serão vistoriados, todos escolhidos por um programa da regional de Saúde com sede em Divinópolis.

Para o gerente de Combate a Endemias Adailton Antônio Moreira, após o trabalho de prevenção e conscientização a expectativa é que o resultado do LIRAa seja o preconizado pelo Ministério da Saúde:


Adailton Antônio Moreira
adailtonfiscliraa1

Vilma Maria Fernandes é supervisora do Combate a Endemias. É ela quem está com os agentes nas casas, empresas e lotes vagos, coordenando as equipes e ajudando no combate ao Aedes aegytpi.

Ela também está como apoio dos agentes que trabalham no LIRAa e explica como é o trabalho na prática:


Vilma Maria Fernandes
vilmamariafiscliraa1

A reportagem do Portal GRNEWS acompanhou algumas das fiscalizações dos agentes. Eles procuram por banheiros pouco utilizados, ralinhos, qualquer recipiente que possa acumular água é verificado. Uma mangueira com uma bombinha é utilizada para tirar água de locais de difícil acesso ou visualização como é o caso dos ralos.


O líquido retirado é colocado em um pote branco e analisado se há focos do mosquito. Após vistoriar todo o local, os agentes preenchem a ficha de visita que fica atrás da porta, da cozinha ou do banheiro, de todas as casas e empresas. Assim fica registrado que o agente passou por ali e o imóvel foi um dos escolhidos para o levantamento.

Mas estes agentes ainda encontram problemas ao chegar nas casas, como conta a Vilma Fernandes:

Vilma Maria Fernandes
vilmamariafiscliraa2


Os agentes farão o LIRAa até esta quinta-feira, 8 de agosto. Na sexta-feira é a vez deles se reunirem na Vigilância Sanitária para enviar os dados coletados à Regional de Saúde em Divinópolis que através do programa irá fornecer o resultado do levantamento realizado em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!