Biblioteca Pública possui um dos melhores acervos da região; crianças e adolescentes são maioria dos leitores paraminenses

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de analfabetismo da população com 15 anos ou mais é de 7%. O valor parece baixo mas representa 11,5 milhões de brasileiros que ainda não sabem ler ou escrever.


Outro dado que merece atenção é que 30% dos brasileiros nunca compraram um livro, número apontado pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Que mostrou também que o brasileiro lê em média 4,96 livros por ano e apenas metade destes são terminados de ler.

O estudante Vinícius Lemos Oliveira tem 16 anos e não era um leitor assíduo. Hoje, tomou gosto pela leitura e praticamente devora os livros. Também disse ao Portal GRNEWS que de tanto ler, melhorou o vocabulário e a escrita, que refletiu positivamente nos estudos:


Vinícius Lemos Oliveira
viniciusdiadoleitor1

Desde 1928 é comemorado em 7 de janeiro no Brasil o Dia do Leitor. Homenagem ao poeta e jornalista Demócrito Rocha, que fundou no Ceará o jornal O Povo, conhecido por divulgar o movimento modernista cearense. Dentro do jornal vinha uma revista literária onde publicavam textos de escritores e intelectuais cearenses.


Desde então a importância da leitura vem sendo difundida no Brasil e aos poucos o cenário está mudando. Nem a internet mudou os hábitos em Pará de Minas. Segundo a auxiliar de biblioteca, Sônia Barros Lara, a cada dia aumenta o número de usuários do serviço. Nas férias então, a Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado fica lotada durante todo o dia:


Sônia Barros Lara
soniabarrosdiadoleitor1

A Biblioteca Pública Municipal é considerada uma das melhores da região, e os leitores sabem disso, pois são de mais de 20 mil cadastrados.

O acervo também é completo. Nas prateleiras estão clássicos da literatura infantil, documentários, romances, suspenses, ficções, livros lançados recentemente, e títulos em braile, uma forma de agradar todo tipo de leitor.

Quem ainda não tem a carteirinha da biblioteca, fique atento aos documentos necessários:

Sônia Barros Lara
soniabarrosdiadoleitor2


A Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado funciona no prédio da Casa da Cultura, na Praça Torquato de Almeida, nº26, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!