Sind-UTE comemora liminar que suspende retorno das aulas presenciais em Minas Gerais

Uma liminar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), concedida nesta terça-feira, 6 de outubro, suspendeu o retorno das aulas presenciais na rede estadual de Minas Gerais. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) impetrou um mandado de segurança que foi acatado e também se manifestou contrário a volta das aulas presenciais nas escolas estaduais em Pará de Minas.

As aulas retornariam no dia 19 de outubro nos municípios que estão na Onda Verde do plano Minas Consciente. Nestas cidades os profissionais da educação retornaram ao trabalho na segunda (5) para planejar o restante do ano letivo.

A reportagem do Portal GRNEWS conversou com o diretor da subsede Pará de Minas do Sind-UTE/MG Rondinelli Alves, que garantiu que as escolas estaduais não possuem estrutura para o retorno, sem contar que os profissionais, em sua maioria, estão nos grupos de risco.


Além disso, ele garantiu que não há funcionários suficientes para realizar a limpeza dos estabelecimentos de ensino. Sem contar que as aulas remotas têm suprido as necessidades dos estudantes e os professores estão empenhados nesta modalidade de ensino:

Rondinelli Alves
rondinalveslimtjmg1

Para retomar as aulas presenciais, o TJMG quer uma garantia que as instituições ligadas à rede estadual e que estão na Onda Verde, consigam cumprir todos os protocolos sanitários básicos. Entre eles está o fornecimento de máscaras para estudantes e funcionários, aplicação de questionários diários sobre presença de sintomas de coronavírus e o cumprimento de medidas de distanciamento.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que a retomada será gradual, inicialmente para estudantes do 3º ano do ensino médio devido à proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e apenas para escolas instaladas em municípios da Onda Verde.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!