Mercado aquecido: crescem as vendas de veículos novos no país e Pará de Minas segue a tendência
A Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) projetou para este ano aumento de 8,3% nas vendas em relação a 2018. Número já batido em julho segundo relatório divulgado recentemente, que mostra crescimento de 12,1%, com 1,5 milhão de veículos emplacados até agora.
O balanço mostra que julho foi o melhor mês em vendas desde 2014 em que não eram vistos números assim. Os veículos leves, que representam 90% das vendas do setor automobilístico, correspondem até agora a 232 mil emplacamentos.
No caso de caminhões, o mercado ficou ainda mais aquecido. Cresceu 35% vendendo mais de nove mil unidades. Quanto aos ônibus o avanço foi de 3% em relação a julho do ano passado e 25% frente o resultado de junho de 2019.
Em Pará de Minas os reflexos do aumento da confiança do consumidor. Thiago Syrio é gerente-geral de uma concessionária de veículos, que tem lojas em Pará de Minas e outros municípios da região. Segundo ele, houve melhora significativa na movimentação e consequentemente nas vendas.
Thiago Syrio
thiagosyriovendas1
Há alguns anos as concessionárias têm diversificado as vendas e optam por pegar os veículos usados na troca por um novo. Isso facilita para o cliente que deseja andar de carro zero quilômetro. Mas ele destaca que o crédito facilitado e a baixa taxa de juros foram os protagonistas para o aumento nas vendas:
Thiago Syrio
thiagosyriovendas2
A expectativa é continuar com os números positivos. O segundo semestre é considerado no comércio, melhor para as vendas que os primeiros seis meses do ano. Além disso, a confiança do consumidor deve aumentar com algumas medidas do governo federal:
Thiago Syrio
thiagosyriovendas3
Nos últimos dois meses o aumento nas vendas foi em dois segmentos distintos na concessionária. Dos carros de entrada, cujo valor gira em torno de R$35 mil e os SUV, que ultrapassam os R$80 mil:
Thiago Syrio
thiagosyriovendas4
Já no mercado de seminovos foram 6,83 milhões de unidades comercializadas segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO). A alta de 0,7% é considerada irrelevante se comparada ao mesmo período do ano passado.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.