Vereador reclama da precariedade da BR 352 e diz que precisa dar volta pela BR 262 para ir de Pará de Minas a Pitangui

Os usuários da rodovia BR 352 é alvo de muitas críticas e protestos. Também palco de muitos acidentes, inclusive com vítimas fatais devido a precariedade da pista que não recebe os devidos cuidados por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O trecho mais criticado pelos paraminenses era aquele compreendido entre a rotatória existente no final da Avenida Presidente Vargas e a outra existente nas proximidades do Bairro São Paulo, passando atrás do Bairro Santos Dumont.


Este trecho já foi palco de muitos acidentes que resultaram em muitos danos materiais e o pior: causou a morte de pessoas que trafegavam pelo local. Mesmo não sendo de sua responsabilidade a Prefeitura de Pará de Minas, em várias gestões, sempre usou recursos próprios para promover operação tapa-buracos neste trecho da BR 352 devido a falta de ação do DNIT.

O prefeito Elias Diniz (PSD) trabalha na tentativa de resolver esse problema junto ao Governo do Estado de Minas Gerais e também na espera federal, junto ao DNIT. A promessa era que tudo seria solucionado após as eleições de 30 de outubro com o trecho na área urbana sendo municipalizado para que a prefeitura possa duplicar a via. Mas já se passaram meses, e nenhuma decisão até agora.


Com a chegada do período chuvoso as reclamações foram amplificadas devido ao estado precário da pista da rodovia em toda a sua extensão, especialmente no trecho entre os municípios de Pará de Minas e Pitangui, que também já foi palco de muitos acidentes com vítimas fatais.

Verdadeiras crateras foram abertas na pista, obrigando os condutores de veículos a fazer um verdadeiro ziguezague pela rodovia aumentando o risco de acidentes. Quando o tráfego de veículos envolve carretas, bitrens e ônibus, enfim, veículos de grande porte, o risco é maior. Sem falar no matagal nas margens da rodovia.


As queixas se avolumam, mas o DNIT não toma nenhuma providência para solucionar o problema. E de acordo com os usuários, nesse caso nem adianta justificar que se trata de um novo governo federal, porque esse assunto é pauta há muitos anos e nunca tomaram as devidas providências para oferecer mais segurança aos usuários da BR 252. No máximo, uma operação tapa-buracos aqui e ali, vez por outra, o que não é solução para o problema.


O vereador Carlos Roberto Lázaro (Podemos) reside em Pará de Minas e tem uma propriedade no Município de Pitangui. Acostumado com este trecho, ele afirma que a situação está cada vez pior. A pista entre Pará de Minas e Pitangui é só buracos e muito risco de acidente. As reclamações aumentam a cada dia e o parlamentar afirma que em 2022 o DNIT não fez a devida manutenção da rodovia BR 352.


A saída é dar uma longa volta através da rodovia BR 262 até o trevo de Nova Serrana, depois acessar sentido ao Município de Conceição do Pará, e posteriormente chegar até Pitangui:

Carlos Roberto Lázaro
carlosbr352caos1


O vereador salienta que a prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso (MDB), mandou tapar alguns buracos na BR 352 na área urbana da cidade. Mas o restante está crítico, inclusive no trecho que passa em frente a fazenda da família Cardoso naquele município. Carlos Roberto Lázaro aproveita para cobrar uma ação do deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB), que é filho da prefeita de Pitangui, junto ao DNIT para melhorar as condições de tráfego na rodovia:

Carlos Roberto Lázaro
carlosbr352caos2


A informação é que a Câmara Municipal de Pará de Minas já teria recebido um parecer do DNIT relatando que não tem verba disponível para realizar as obras necessárias para garantir a segurança dos usuários que trafegam pela rodovia BR 352.

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