Unidades de Saúde de Pará de Minas recebem novas doses da vacina pentavalente que protege contra cinco doenças

A pentavalente é a combinação de cinco vacinas em uma só, protegendo contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e uma bactéria responsável por infecções no nariz, meninge e garganta.

Os bebês devem tomar três doses: uma aos dois meses de idade, outra aos quatro e a última aos seis meses de vida.

Desde novembro do ano passado, nenhum estado brasileiro recebeu algum lote da vacina. Em todo o Brasil são distribuídas em média 800 mil doses da pentavalente todo mês. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é adquirida da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e lotes enviados foram reprovados em testes de qualidade, por isso o atraso na entrega.

Em Pará de Minas muitos pais tiveram que recorrer à rede privada de saúde, cuja vacina custa, cada dose, uma média de R$ 900.

No último dia 27 de janeiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (Casmuc) e a Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade receberam lotes da vacina, como publicou o Portal GRNEWS. Nos postos, filas enormes de pais e responsáveis que correram para imunizar os filhos.

No dia seguinte outros pais também foram às UBS mas a resposta foi negativa: as doses acabaram rapidamente. Após encontros na Gerência Regional de Saúde (GRS) em Divinópolis e solicitações à Secretaria de Estado de Saúde, novos lotes foram entregues nesta semana em Pará de Minas, como disse ao Portal GRNEWS a coordenadora de imunização Érica Regina da Silva:

Érica Regina da Silva
ericaregpentav1


De acordo com o Ministério da Saúde, a entrega das vacinas não deve atrasar mais. É que a OPAS declarou que muitos países incluíram a pentavalente nos programas de vacinação e com o aumento da demanda ficou difícil a entrega em tempo hábil.

Ao levar a criança ao posto para ser imunizada é imprescindível estar com o cartão de vacinação em mãos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!