Elias Diniz assume cargo no consórcio que administra o SAMU e reivindica Unidade de Suporte Avançado

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste Para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG), que gerencia o SAMU Oeste, realizou no dia 10 de dezembro de 2018 a 2ª Assembleia Geral Ordinária para eleição dos novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e prestação de contas do período contábil de Janeiro a Outubro de 2018, durante encontro em Divinópolis.

Compõem o consórcio 54 municípios, dos quais 44 estavam aptos a participar da votação. Entretanto, apenas 32 participaram da assembleia, sendo 22 prefeitos e outros 10 enviaram representantes.

A chapa única denominada “Gestão e Saúde” foi aclamada para gerenciar o consórcio, sendo eleito presidente do Conselho Deliberativo Edson de Souza Vilela, prefeito de Carmo do Cajuru. O 1º vice-presidente, Edmilson Aparecido Costa de Santo Antônio do Monte e o 2º vice-presidente, Elias Diniz, prefeito de Pará de Minas.

Ao assumir mais este compromisso o prefeito Elias Diniz (PSD) afirma que esse novo desafio possibilitará ter uma visão da Saúde em toda a região Centro-Oeste de Minas Gerais. Ao mesmo tempo, ele poderá reivindicar melhorias e a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município de Pará de Minas.

Um de suas primeiras iniciativas é solicitar que seja disponibilizada no município uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para atender a população. Como o tema é saúde, o prefeito aproveita para citar outras conquistas na área e metas para 2019:

CIS-URG/Divulgação

Elias Diniz
eliasdinizsamu1

A nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste Para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG), pretende diversificar os serviços. Um dos objetivos mais recentes era assumir a gestão da Unidade de Pronto Atendimento de Divinópolis, a UPA Padre Roberto, que passa por dificuldades.

Porém, durante a 3ª Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 9 de novembro de 2018, o tema sobre o contrato de gestão da UPA Padre Roberto em Divinópolis foi colocado em votação e ficou 14 votos a favor, 15 contra e 2 abstenções. Desta forma o CIS-URG não assumiu o gerenciamento daquela unidade de saúde.

Mas pelas palavras de Elias Diniz este assunto referente ao gerenciamento da UPA Padre Roberto pode ser retomado futuramente entre os integrantes do consórcio:

Elias Diniz
eliasdinizsamu2

Outro objetivo é concluir o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que está sendo construído no prédio onde seria o Viva Vida, em Pará de Minas. Outra proposta é ampliar o serviço de hemodiálise do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC):

Elias Diniz
eliasdinizsamu3

O novo presidente do CIS-URG Oeste assinou a ata de posse e assumiu o comando do consórcio na sexta-feira, 4 de janeiro. Veja a composição da chapa “Gestão e Saúde” que assumiu o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste Para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG), que gerencia o SAMU Oeste:

Conselho Deliberativo

Presidente: Edson de Souza Vilela (prefeito de Carmo do Cajuru)

1º Vice-Presidente: Edmilson Aparecido Costa (Santo Antônio do Monte)

2º Vice Presidente: Elias Diniz (prefeito de Pará de Minas)

1º Secretário: Itamar José da Costa (Pedra do Indaiá)

2º Secretário: Antônio Osmar da Silva (Piracema)

Conselheiro: Érica Maria Leão Costa (Córrego Fundo)

Conselheiro: Ailton Duarte (Luz)

Conselheiro: Marco Aurélio Rabelo Gomes (Pains)

Conselheiro: Rodrigo Moraes Lamounier (Candeias)

Conselheiro: Hugo Geraldo Lopes (Estrela do Indaiá).

Conselho Fiscal

Presidente: Olívio José Teixeira (Prefeito de Bambuí)

Vice-Presidente: Elder Correia de Freitas (Leandro Ferreira)

Secretário: Máriton Balduíno Alves (São Francisco de Paula)

Conselheiro: José Hailton de Freitas (Martinho Campos)

Conselheiro: Marcílio Valadares (Pitangui)

Conselheiro: Werley Rodrigues Reis (Itapecerica).

A Assembleia também elegeu entre os secretários de Saúde das cidades integrantes CIS-URG o Conselho de Secretários, com a seguinte composição:

Amarildo Souza (Divinópolis) – Microrregião Divinópolis e Santo Antônio do Monte

Luiz Augusto Silva (Pains) – Microrregião de Formiga

Afonso Celso (Cristais) – Microrregião de Campo Belo e Santo Antônio do Amparo

Paulo Augusto Teixeira Duarte (Pará de Minas) – Microrregião de Pará de Minas)

Amarildo Fernandes (Serra da Saudade) – Microrregião de Bom Despacho

Poliana Silva de Oliveira (Piracema) – Microrregião de Itaúna.

José Márcio Zanardi foi reconduzido ao cargo de secretário executivo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!