Saúde e moradores do Bairro São Paulo discutem melhoria nos atendimentos e avança licitação para reformar UBS Seringueiras
Este foi o segundo encontro do secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty e da equipe de sua pasta, com moradores de Pará de Minas interessados em discutir possíveis melhorias no atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na rede pública.
Na noite de 12 de setembro ele aceitou convite feito pela presidência da Associação Comunitária de Torneiros para discutir assuntos inerentes ao atendimento ofertado à população daquele distrito. Uma das reclamações apresentadas na ocasião pelos moradores se referia ao transporte para consultas agendadas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que na opinião deles precisa melhorar. O secretário disse que era possível atender ao pedido.
Veja também
Secretário de Saúde se reúne com moradores de Torneiros para discutir melhorias no atendimento
À época Wagner Magesty disse que a Saúde e todas as outras secretarias estão abertas a discutir com o povo paraminense tudo aquilo que for necessário em busca de melhor qualidade de vida para todos.
Um novo convite surgiu e na noite de 27 de setembro, Wagner Magesty esteve reunido na igreja de São Paulo, no bairro que tem o nome do padroeiro, ouvindo as reivindicações dos moradores.
Ele agradece ao vereador Leandro Guimarães Vieira (PTB), que representa aquela região, a Agente de Comunitária de Saúde (ACS) Diane, pela organização do encontro, e também a Paróquia de Santo Antônio, que cedeu a igreja de São Paulo para a conversa que abordou diversas questões.
Entre elas, a possibilidade de parte da comunidade ser atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na parte baixa do Bairro Santos Dumont e outra parcela receber atendimentos na unidade modular provisória que será instalada nas proximidades da UBS Seringueiras que está interditada. Os pedidos serão viabilizados, e além disso, mais um médico passará a atender a comunidade:
Wagner Magesty
wagnersp1
O secretário também destacou a participação expressiva dos moradores na reunião e todos interessados em informações sobre atendimentos da Atenção Primária à Saúde (APS) naquela região.
Aproveitou para falar sobre o processo que resultará na reforma da UBS Seringueiras, que está interditada devido aos danos causados pelas chuvas que caíram em Pará de Minas entre o fim de 2021 e início de 2022. O processo está avançando para realização da reforma que está em estimada em quase R$ 500 mil:
Wagner Magesty
wagnersp2
Enquanto a licitação não é realizada para reformar a UBS Seringueiras, a prefeitura contratou uma empresa especializada na locação de contêineres para instalar uma unidade modular nas proximidades do prédio interditado, para facilitar o atendimento aos moradores, especialmente às pessoas idosas ou com mobilidade reduzida.
Mas a instalação desses módulos deve ser concluída somente em novembro, considerando o prazo pedido pela locadora e que a prefeitura ainda precisa fazer algumas obras na base para receber os contêineres:
Wagner Magesty
wagnersp3
Veja também
GRNEWS TV: Pará de Minas investe R$ 141 mil na locação de contêineres para abrigar a UBS do Seringueiras
A rede municipal de saúde pública em Pará de Minas conta com 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para atender os moradores em todas as regiões, das áreas urbana e rural do município.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.