Comércio paraminense fecha nos feriados da Independência e da Padroeira. Supermercados abrem

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

transito_carro_moto_rua_benedito_valadares_centro050716
Na quarta-feira, 7 de setembro, o país celebrará mais um aniversário da Independência do Brasil, que ocorreu em 1822. A partir desta data o país deixou de ser uma colônia de Portugal.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A proclamação foi feita por Dom Pedro I às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo. Desde então aconteceram diversas mudanças políticas que culminaram que o estabelecimento da república democrática atual.

Durante o feriado instituído por lei federal a maior parte dos trabalhadores ganha folga. No caso dos empregados do comércio paraminense, existe uma convenção coletiva firmada entre o Sindicato dos Comerciários de Pará de Minas e a Federação dos Comerciantes de Minas Gerais (Fecomércio-MG).

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Pará de Minas, Fausto José Conceição de Abreu, diz que os estabelecimentos comerciais ficarão fechados no dia da Independência do Brasil (7) e da Padroeira de Pará de Minas, Nossa Senhora da Piedade (15).

Porém, lembra do acordo prevendo para essas datas o pagamento de uma gratificação e folga posterior aos funcionários, por parte das empresas que tem como atividade final a venda de gêneros alimentícios, como supermercados, açougues e padarias:
faustjos_horlj

Fausto José Conceição de Abreu
feriadosfausto1

As bancas de revistas e floriculturas também podem funcionar, desde que cumpram o que está previsto na convenção coletiva. Postos de combustíveis também costumam abrir nos feriados, mas a negociação não é com Sindicato dos Comerciários.

O sindicalista diz ainda que se porventura uma loja de eletrodomésticos quiser abrir durante os feriados deve procurar o Sindicato dos Comerciários para discutir as cláusulas. Mas com base em acordos firmados em cidades vizinhas como Divinópolis, o custo é alto e talvez não seja vantajoso para o empresário abrir durante feriados:

Fausto José Conceição de Abreu
feriadosfausto2

Vale lembrar que a convenção coletiva é válida apenas para os comerciários que são filiados ao Sindicato dos Comerciários de Pará de Minas e trabalham em empresas que comercializam alimentos.

O valor da gratificação está previsto na convenção coletiva de trabalho. Caso o empregador não conceda a folga dentro de 60 dias, ele terá que efetuar o pagamento em dobro.

No dia 20 de setembro, Pará de Minas comemorará 157 anos de emancipação político-administrativo. Porém, não será feriado municipal. A data contempla apenas servidores públicos, beneficiados pelo ponto facultativo. Demais trabalhadores seguem rotina normal em suas atividades profissionais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!