Semana Mundial do Aleitamento Materno conscientiza as mães sobre a importância da amamentação

Mais de 120 países se uniram desde o dia 1º de agosto para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que termina na quarta-feira (7), uma forma de relembrar a todos a importância a lactação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pede que até seis meses de vida a mãe ofereça o leite exclusivamente. Ele é rico em nutrientes e considerado completo. Por ser fácil de ser ingerido provoca menos cólicas nos bebês e previne alergias, obesidade, anemia e intolerância ao glúten. A amamentação favorece até mesmo o desenvolvimento da arcada dentária do bebê por causa da sucção, e protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário.

A conscientização é importante com campanhas e semanas como esta, porque apenas 40% de todos os bebês com menos de seis meses são amamentados exclusivamente. Ainda segundo a OMS se todas as mães insistissem na amamentação do bebê, seria possível evitar mais de 823 mil mortes de crianças e 20 mil óbitos maternos a cada ano no mundo.

Em Pará de Minas a data também é comemorada para conscientizar toda a família da importância do aleitamento materno. Além da mãe estar disposta, o pai e o restante da família deve proporcionar um ambiente tranquilo e incentivador para que a criança receber o leite da mãe.

A enfermeira coordenadora da Maternidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) Claudine Carvalho destaca que a semana reforça o trabalho que é desenvolvido durante todo o ano:

Claudine Carvalho
claudinecarsemaleit1


Dentro da maternidade todas as informações referentes ao aleitamento materno são repassadas às novas mamães. Segundo Claudine Carvalho, desde importância do aleitamento, a cuidados com a alimentação e a prática da amamentação são explicadas, para que todas as mulheres possam ter este momento mãe e filho:

Claudine Carvalho
claudinecarsemaleit2

Durante esta semana funcionários da maternidade do HNSC passarão por uma capacitação. Mas durante todo o ano há uma reciclagem com todos os colaboradores, para que eles possam ajudar a conscientizar as mães da importância da amamentação:

Claudine Carvalho
claudinecarsemaleit3

Quem quiser mais informações sobre aleitamento materno e sobre o banco de leite do HNSC pode ligar no telefone (37) 3233-5400.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!