Pouco mais de 35% dos paraminenses respeita o isolamento social, aponta estudo do Governo de MG

Em tempos de pandemia, muito se fala sobre medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Desde o início, o uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel 70% foi muito recomendado por especialistas, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além disso, manter o isolamento social foi recomendado em quase todos os países para atrasar o pico da doença e assim os órgãos de saúde conseguiriam montar hospitais de campanha e instalar leitos suficientes para a quantidade de pacientes esperada.

Em Pará de Minas, por exemplo, o comércio ficou fechado por um mês, mas a Benedito Valadares, principal rua comercial da cidade, continuava cheia, conforme publicado pelo Portal GRNEWS. É que ali também estão instaladas agências bancárias e lotéricas. Sem contar que alguns empresários abriram as lojas timidamente, para receber notas promissórias e outros pagamentos.

Decretos municipais abriram e fecharam setores em Pará de Minas, mas o que ainda se vê são muitas pessoas desobedecendo às regras e pouco se importando com o vírus que já matou milhares de pessoas no mundo.

Enquanto isso, outras permanecem dentro de casa, trabalhando em home office ou só saindo quando é realmente necessário.

O Portal GRNEWS teve acesso a um levantamento feito diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra como está o isolamento em Minas Gerais. Dados desta sexta-feira, 3 de julho, mostram que 35,80% dos paraminenses estão em casa. No período em que o comércio ficou fechado na cidade, o isolamento atingiu seu pico em 48,65%, e desde a reabertura do comércio, os números foram baixando. A menor taxa de isolamento em Pará de Minas até agora foi de 34,49% e ocorreu na semana que compreende os dias 21 e 27 de junho.

Pitangui que registrava até sexta-feira, 3 de julho, 80 casos confirmados do novo coronavírus e taxa de 35,79% de isolamento social. O pico na cidade foi registrado entre os dias 22 e 28 de março quando atingiu 46,73% da população em casa.

Os itaunenses estão mantendo um percentual um pouco melhor de isolamento em relação a população de Pará de Minas. Segundo a SES, na semana passada, a taxa foi de 36,18%.

Em Divinópolis os moradores estão com medo da COVID-19 e 37,73% deles estão dentro de casa. Entre os dias 22 e 28 de março, eram 52,60% da população em isolamento.

Já em Nova Serrana a taxa de isolamento é de 39,30% da população. Em compensação, entre os dias 22 e 28 de março eram 57,64%.

Em todo o país a média de isolamento é de 39,77% e em Minas Gerais, 42,20%.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!