Secretário da Saúde rebate críticas de vereadores e garante que novo CTI do HNSC está funcionando

Na sexta-feira, 30 de novembro, a equipe da intervenção e os representantes da Irmandade inauguraram o novo Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).

A solenidade aconteceu no salão nobre do hospital e contou com a presença de diretores da entidade, profissionais de saúde, políticos, entre outros. A data entrou para a história do município que ganhou uma estrutura para 10 leitos dedicados a terapia intensiva.

O CTI estava funcionando com apenas seis leitos e muitos pacientes eram transferidos para outros municípios por falta de vagas. A expectativa é de que mais pacientes sejam tratados em Pará de Minas.

Mas durante reunião Ordinária da Câmara Municipal, realizada na noite de segunda-feira, 3 de dezembro, a benfeitoria foi o principal assunto abordado pelos vereadores durante o uso da palavra na tribuna livre.

O projeto recebeu muitos elogios por parte dos parlamentares, mas também foi alvo de críticas. O vereador Ênio Talma Ferreira de Rezende (PSDB) disse que não havia nenhum leito em funcionamento após a inauguração do CTI.

Destacou a necessidade de fazer o credenciamento da nova unidade para receber recursos para manutenção. Também deixou claro que é preciso investir na compra de equipamentos e outros itens indispensáveis para o funcionamento.

O presidente do Pode Legislativo, Marcus Vinícius Rios Faria (MDB) também disse que o CTI foi inaugurado e ainda não está recebendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e cobrou o funcionamento.

Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, explicou que o novo CTI entrou em operação no dia da inauguração. Às 13 horas de sexta-feira (30) foram transferidos todos seis pacientes para a nova estrutura. Os outros quatro equipamentos já estão no HNSC para ser utilizados:


Paulo Duarte
novoctipauloduarte1

Uma comitiva de vereadores foi até o novo CTI do hospital de Pará de Minas e tiveram a oportunidade de verificar os pacientes. As novas vagas estão sendo preparadas para receber outros pacientes nos próximos dias:

Paulo Duarte
novoctipauloduarte2

Explica que é preciso entrar em operação para que o SUS faça o credenciamento. Esse processo burocrático foi feito de acordo com orientação do setor de regulação e faltam apenas alguns itens pequenos:

Paulo Duarte
novoctipauloduarte3

O grande desafio poderá ocorrer em relação a falta de repasses de verbas por parte do governo de Minas Gerais. Mas tudo foi planejado para que o novo CTI atenda bem a todos os pacientes do SUS e dos convênios:

Paulo Duarte
novoctipauloduarte4

O próximo projeto que está sendo trabalhado é de ampliação do serviço de Hemodiálise. Além disso, existe também a proposta de trazer para Pará e Minas o serviço da Hemodinâmica.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!