Inscrições abertas para a Olimpíada da Fiocruz: incentive a ciência na sua escola!

As escolas de todo o Brasil já podem inscrever seus projetos para a 13ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As inscrições, que vão até o dia 30 de junho de 2026, são abertas a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao ensino técnico, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para participar, os trabalhos devem ser desenvolvidos por estudantes matriculados regularmente em escolas reconhecidas pelo MEC nos anos de 2025 e/ou 2026. A inscrição deve ser feita por um professor responsável, diretamente no site oficial da olimpíada.

Oportunidade para jovens cientistas
A coordenadora nacional da Obsma, Cristina Araripe, ressaltou que a olimpíada valoriza o trabalho pedagógico e o esforço das escolas em incentivar projetos criativos, que unem o conhecimento científico ao compromisso social. “A Obsma vai além do mérito individual”, pontuou.

Desde sua criação em 2001, a olimpíada já mobilizou mais de 510 mil estudantes, 28,5 mil professores e 3,6 mil escolas. Os projetos podem ser inscritos em três modalidades: Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

Na fase regional, 42 projetos serão selecionados para a final, que acontecerá no campus da Fiocruz no Rio de Janeiro. As despesas de viagem para um professor e um estudante de cada equipe serão custeadas pela Fiocruz e pelo CNPq. Ao final, seis projetos serão premiados como destaques nacionais. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!