Autor da lei que criou Dia de Padre Libério se emociona ao falar do Servo de Deus e não esperava tanta repercussão

A Lei 6.724 que instituiu a data 30 de junho como sendo o Dia de Padre Libério em Pará de Minas é de autoria do vereador Marcílio Magela de Souza (MDB). O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Pará de Minas e sancionado pelo prefeito Elias Diniz (PSD).

O Servo de Deus Libério Rodrigues Moreira viveu em Pará de Minas por um bom tempo cumprindo sua missão sacerdotal. Durante esse período, não os paraminenses, mas pessoas de outras cidades por onde ele passou relatavam graças alcançadas pela intercessão de Padre Libério. Alguns registros são históricos como o incêndio em um posto de combustível que cessou imediatamente com uma oração dele, entre tantos outros.

À época de sua morte, Padre Libério estava residindo em Pará de Minas, mas acabou sendo sepultado em Leandro Ferreira, onde também exerceu o sacerdócio. Inclusive, seus restos mortais estão na igreja Matriz de São Sebastião na cidade vizinha que recebe um número expressivo de católicos que vão até lá agradecer graças alcançadas ou pedir a intercessão de Padre Libério para resolver alguma situação. A maioria testemunha que os pedidos são atendidos.

Diante disso a Diocese de Divinópolis abriu um processo junto ao Vaticano visando a beatificação de Padre Libério. Uma comissão cuida dessa causa e precisa cumprir todos os ritos ditados pelo Vaticano. Isso se refere desde atos complexos como comprovar milagres atribuídos a intercessão do Servo de Deus, até chamar de estátuas de Padre Libério, não de imagens, assim como não incentivar que as pessoas levem essas estátuas para os padres abençoarem. O processo caminha, e ele já foi reconhecido como Servo de Deus. Outras etapas ainda precisam ser cumpridas.

Enquanto isso o Dia de Padre Libério foi comemorado pela primeira vez em Pará de Minas em 30 de junho de 2022, com a abertura da exposição “Padre Libério – Fé e Devoção”, que ficou aberta à visitação pública até o dia 29 de julho no Salão Nobre Amedeo Celso Grassi, na Casa da Cultura.

O vereador Marcílio Magela de Souza destaca a felicidade e a emoção que sentiu ao chegar Casa da Cultura para aquele momento histórico. E na abertura da exposição testemunha a sensação de sua filha ao pressentir que Padre Libério estaria ali na cadeira que pertenceu a ele:


Marcílio Magela de Souza
marciliopadreliberio1

O parlamentar deixa claro que a ideia sobre esse projeto surgiu durante conversa com um amigo que sugeriu várias propostas, uma delas que fosse prestada uma homenagem ao Padre Libério. Essa sugestão mexeu com o vereador que ainda criança frequentava as missas presididas pelo sacerdote em Pará de Minas e até hoje recorre a intercessão dele quando precisa. Inclusive credita a Padre Libério a força que recebeu para abandonar o vício do cigarro há 16 anos. Mas, não esperava que a repercussão fosse tão grande:

Marcílio Magela de Souza
marciliopadreliberio2

Para alegria de Marcílio Magela de Souza o projeto criando o Dia de Padre Libério em Pará de Minas já está sendo copiado em outras cidades que o sacerdote passou cumprindo se trabalho missionário. São José da Varginha é um dos municípios. Marcílio afirma que na maioria dos locais os vereadores só trocam o nome do autor do projeto e da cidade, mantendo o teor da lei aprovada no Legislativo paraminense. Ele está disposição para atender os parlamentares interessados no projeto e torce para que as cidades continuem prestando esta singela homenagem ao Servo de Deus Libério Rodrigues Moreira.

Oração pela Beatificação e Canonização do Servo de Deus Padre Libério Rodrigues Moreira
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos adoramos e bendizemos por todas as vossas maravilhas.

E vos louvamos especialmente pelas virtudes cristãs e sacerdotais com que ornastes vosso servo Padre Libério.

Como fiel discípulo de Cristo, mas sobretudo como sacerdote, profeta e pastor, ele se fez imagem viva do Salvador, espalhando bênçãos e graças no meio do vosso povo.

Concedei-nos o dom de imitá-lo em suas virtudes e no amor que tinha ao Coração de Jesus, á Virgem Maria e em sua terna devoção ao glorioso São José, pai adotivo do vosso Filho Jesus e esposo santo da Virgem Mãe.

E, se for de vossa santa vontade, dai que Padre Libério, alcance a honra dos altares, para a vossa glória e para o bem de tantas almas.

Amém!

Pede-se a graça que desejar alcançar…

Reza-se um Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

(Oração composta por Dom José Belvino do Nascimento)

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!