Confirmados novos mutirões em Pará de Minas para combater focos do Aedes aegypti
Até agora 98 pessoas morreram de Dengue em Minas Gerais. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde foram registrados 427.585 casos prováveis da doença e a situação continua de alerta máximo.
Pará de Minas também tem visto aumentar o número de casos a cada divulgação de novo boletim epidemiológico, até agora são 2.649 notificações cuja incidência pode chegar a 2.845 casos. Para tentar minimizar a situação, desde o final do ano passado a Secretaria Municipal de Saúde intensificou os mutirões de limpeza que além de recolher o que não é utilizado pela população, ajuda a conscientizar as pessoas.
No início apenas os bairros da cidade recebiam os agentes de combate a endemias para recolher os materiais inservíveis. Com o aumento no número de casos de Dengue no município e o pedido de moradores, os mutirões se estenderam também aos distritos e povoados para conscientizar todas as pessoas.
A população pode colocar os materiais inservíveis a partir das 8 da manhã na porta de casa que os agentes recolhem até 15 horas.
A programação para o mês de julho já foi definida pela Vigilância Sanitária. Nesta quinta-feira (4) e na sexta, 5 de julho, o mutirão acontece nos bairros Patafufo, Jardim Beatriz, Nossa Senhora Auxiliadora e Romualdo Pereira. Nos dias 11 e 12 no bairro Padre Libério, 18 e 19 no distrito de Tavares de Minas e nos dias 25 e 26 de julho na comunidade de Matinha.
Com a chegada do inverno a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde era de diminuição no número de notificações, o que infelizmente não aconteceu. Outro problema encontrado pelos agentes é o morador que se recusa a colocar os materiais pra fora de casa ou nem abre a residência para a visita do agente.
A média de residências visitadas que estão fechadas ou há a negativa do morador para o trabalho do agente é de 20% e isso, segundo o gerente de endemias Adailton Antônio Moreira, dificulta o trabalho da Secretaria e reflete em toda a população:
Adailton Antônio Moreira
adailtonantoniomutjulho1
Adailton lembra que o departamento continua multando quem não seguir as recomendações da Vigilância:
Adailton Antônio Moreira
adailtonantoniomutjulho2
O Portal GRNEWS recebeu reclamações de moradores sobre o mutirão anunciado para as comunidades de Ascensão, Bom Jesus do Pará e Chácaras Barro Preto, nos dias 26 e 27 de junho. Mas de acordo com reclamantes dessas comunidades o material que colocaram para fora não foi recolhido.
Questionado pela reportagem, Adailton Antônio Moreira explicou que houve problema mecânico no caminhão utilizado na coleta e os materiais não foram recolhidos. Segundo o gerente de endemias, os agentes foram para o distrito na segunda-feira (1º) e fizeram o trabalho.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.