Concorrência entre as fintechs e bancos tradicionais beneficia usuários de serviços bancários, diz economista

Você já ouviu falar em fintech? Talvez ainda não saiba o que é por causa do termo que não é muito utilizado. É a união entre tecnologia e finanças, ou seja, os bancos virtuais que a cada dia conseguem novos usuários.

As fintechs atuam no mercado financeiro usando a tecnologia e nestes casos não existe o banco físico, aquele onde você vai e conversa com o gerente. Tudo é resolvido pelo site ou aplicativo do banco, por isso não há taxas como os bancos tradicionais.

Para abrir uma conta, por exemplo, basta um celular com câmera e os documentos pessoais. Adeus horas na fila do banco. A inteligência artificial também é uma das tecnologias usadas nesse meio digital para a personalização de serviços e até a criação de moedas digitais criptografadas, a bitcoin.

As fintechs também têm caído no gosto popular por causa da burocracia reduzida pelas inovações. Nos sites e apps o atendimento é rápido e mais simples.

De acordo com o economista Eduardo de Almeida Leite a concorrência gerada entre as fintechs e os bancos tradicionais era esperada há muitos anos. Com isso as instituições convencionais tem se mobilizado para não perder os clientes e conseguir novos:


Eduardo de Almeida Leite
eduardofintech

Diferente da polêmica bitcoin, as fintechs são regulamentadas no Brasil desde abril de 2018 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). E para saber se o banco virtual está cadastrado e devidamente aprovado pelo Banco Central do Brasil basta acessar AQUI e tirar todas as dúvidas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!