Possibilidade de reativar Arizona Têxtil em Pará de Minas está cada vez mais distante, diz sindicalista

Em março de 2016, a Horizonte Têxtil, uma das principais fábricas de tecidos de Pará de Minas, foi fechada. Foram 21 anos de atividades no município gerando em média 400 empregos diretos. O trabalho foi paralisado devido às dificuldades do setor e todos os trabalhadores foram mandados embora. Alguns ficaram para cuidar do maquinário da empresa.

Desde então muitos trabalhadores, especialmente os que trabalhavam na empresa e sempre elogiaram a administração, aguardavam por uma possível reativação.

Esse sonho reascendeu em 2019 quando ao Portal GRNEWS, o prefeito Elias Diniz (PSD) garantiu que a empresa poderia ser reativada. À época, ele conversou com os membros da diretoria, visitou o parque industrial e disse haver intenção na reabertura.

Porém, à época, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Pará de Minas, Neuler Ribeiro, afirmou que acompanhava o caso de perto e que esta reativação não seria resolvida tão cedo. A possibilidade é vista com bons olhos, porém não é uma situação fácil e rápida.

Novamente em 2020, o assunto voltou à tona. Neuler Ribeiro afirmou ao Portal GRNEWS que desde o anúncio do prefeito, recebeu no sindicato muitas ligações e até currículos de pessoas que gostariam de trabalhar na empresa. Prometida para 90 dias, ele buscou mais informações sobre a situação e teve a notícia que nem mesmo a energia elétrica da empresa havia sido ligada.

O processo de retomada da indústria continuou em 2021 quando um dos diretores da empresa, Júlio Morais, disse ao Portal GRNEWS que a direção aguardava o fim da pandemia para começar a funcionar novamente.

Chamada na nova fase de Arizona Têxtil, a empresa seria especialista na produção de jeans, um dos tecidos mais comercializados.

A esperança continua, porém, segundo Neuler Ribeiro, a possibilidade de reativação está cada vez mais distante:


Neuler Ribeiro

neulerriat1

Neuler Ribeiro lembra que a promessa de reativação rápida causou muitos problemas. Ex-funcionários da empresa e também trabalhadores que estavam desempregados continuam acreditando que a fábrica reabrirá:

Neuler Ribeiro
neulerriat2

A Horizonte Têxtil foi adquirida pelo Grupo VDL, do empresário e ex-deputado Jayro Lessa, em 1995.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!