Horizonte Têxtil fecha as portas e faz aumentar número de desempregados em Pará de Minas

horizonte_textil
A diretoria da indústria de tecidos Horizonte Têxtil anunciou oficialmente que na última segunda-feira (14) a paralisação total de suas atividades na unidade em Pará de Minas. A decisão foi tomada devido às dificuldades financeiras.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Foram 21 anos de atividades no município e gerando cerca de quatrocentos empregos. A indústria já é reconhecida no mercado pela qualidade dos tecidos produzidos, o principal deles era o jeans.

A fábrica havia encerrado as atividades na Região Metropolitana em Belo Horizonte e investido em Pará de Minas. Todos os ajustes foram feitos para reduzir os custos, mas a crise econômica do país atingiu em cheio a empresa.

Marilene da Silva Ribeiro trabalhava no setor de tecelagem há alguns anos. Ela conta que na linha de produção os funcionários estavam comentando sobre os problemas enfrentados pela empresa. Ela inclusive elogiou a administração:
marrlsilv_horztxt

Marilene da Silva Ribeiro
marrlsilv_horztxt

Márcia Aparecida da Silva trabalhava no setor de fiação, falou da tristeza de ver centenas de pais de família ficarem desempregados e com o custo de vida subindo assustadoramente nos últimos meses:
marcap_horztxt

Márcia Aparecida da Silva
marcap_horztxt

Neuler Ribeiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Pará de Minas, confirmou a paralisação das atividades da fábrica. Segundo ele, a indústria não entrou em falência:
neurrib_horztxt

Neuler Ribeiro
neurrib_horztxt1

O sindicalista informou que no momento só foram mantidos seis funcionários para manter o maquinário que se encontra nas instalações. De um total de mais de trezentos trabalhadores, apenas esses continuarão:

Neuler Ribeiro
neurrib_horztxt2

Sobre os acertos trabalhistas, o presidente do Sindicato Têxtil explicou que tudo será cumprido pela Horizonte Têxtil. Ele afirma que o proprietário sempre honrou os compromissos ao longo dos anos:

Neuler Ribeiro
neurrib_horztxt3

Neuler Ribeiro ressalta que o fim das atividades na indústria têxtil resultará em uma grande perda para todo o município de Pará de Minas. Aumentará o desemprego, além de reduzir a renda e o recolhimento de impostos:

Neuler Ribeiro
neurrib_horztxt4

Os grandes vilões do setor têxtil nos tem sido os tecidos importados da China, a alta carga tributária e por último o aumento exorbitante dos custos de produção com energia, água, salários, insumos, entre outros.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!