Mais água para o futuro: Programa Produtor de Águas amplia barraginhas e fortalece mananciais de Pará de Minas

Nova etapa da iniciativa prevê construção e recuperação de barraginhas em propriedades rurais para reforçar a segurança hídrica e preservar nascentes que abastecem o município

A preservação dos recursos hídricos de Pará de Minas acaba de ganhar um importante reforço. A concessionária Águas de Pará de Minas apoia a nova etapa do Programa Produtor de Águas, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Nesta fase, serão financiadas a construção de 20 novas barraginhas e a recuperação de outras 12 estruturas em cinco propriedades rurais da comunidade de Bom Sucesso.

As obras fazem parte de uma estratégia de conservação da sub-bacia do Ribeirão Bom Sucesso, um dos principais mananciais responsáveis pelo abastecimento do município. Com essa ampliação, a expectativa é que o programa alcance, até o final deste ano, a marca de 80 barraginhas implantadas.

Divulgação/Águas de Pará de Minas

Barraginhas ajudam a armazenar água da chuva e proteger os mananciais
As barraginhas são pequenas escavações construídas em pontos estratégicos das propriedades rurais, aproveitando a topografia natural do terreno. Elas retardam o escoamento das águas das chuvas, favorecem a infiltração no solo, recarregam o lençol freático e reduzem os processos de erosão e assoreamento dos cursos d’água.

O extensionista da Emater-MG, Fábio Alves de Morais, explicou que a técnica produz benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a população.

Divulgação/Águas de Pará de Minas

Ele destacou ainda que a iniciativa reduz prejuízos provocados pelas chuvas intensas:

Fábio Alves de Morais
barraginhafabio1

Segurança hídrica para toda a população
Para a superintendente da Águas de Pará de Minas, Márcia Freiberg, o investimento representa um passo importante para ampliar as ações de preservação ambiental no município.

Divulgação/Águas de Pará de Minas

Segundo ela, fortalecer a proteção das áreas de recarga significa garantir maior segurança no abastecimento de água para toda a população:

Márcia Freiberg
barraginhamarcia1

Divulgação/Águas de Pará de Minas

Benefícios para o campo e para a cidade
O secretário municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Kenede Antônio dos Reis, ressaltou que a iniciativa beneficia não apenas os produtores rurais, mas também toda a cidade.

Divulgação/Águas de Pará de Minas

Ele destacou que a preservação dos recursos naturais depende da união entre poder público, concessionária e produtores:

Kenede Antônio dos Reis
barraginhakenede1


Pequenos produtores comemoram os resultados
Quem recebe as intervenções também reconhece a importância do programa. O produtor rural José Roberto Mendonça afirmou que iniciativas como essa fazem diferença para quem vive da agricultura.

Divulgação/Águas de Pará de Minas

Ele reforçou que os benefícios vão muito além da propriedade onde a barraginha é construída:

José Roberto Mendonça
barraginhajoserobe1

Divulgação/Águas de Pará de Minas

Projeto une preservação ambiental e desenvolvimento rural
Com apoio técnico da Emater-MG, investimento da Águas de Pará de Minas e participação da Prefeitura, o Programa Produtor de Águas demonstra como ações de conservação podem gerar resultados ambientais, econômicos e sociais ao mesmo tempo.

Além de fortalecer a produção rural, reduzir processos erosivos e aumentar a infiltração da água no solo, o projeto contribui para a segurança hídrica de Pará de Minas, beneficiando milhares de moradores que dependem diariamente dos mananciais preservados para o abastecimento público.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!