Procurador-Geral é exonerado do cargo e prefeito deve confirmar mudanças na gestão municipal nesta quarta

No dia 16 de janeiro, o Portal GRNEWS publicou que o advogado Júlio César de Oliveira havia sido exonerado do cargo de secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano. Ele também respondia pela Procuradoria-Geral do Município, e a nossa reportagem, à época, o prefeito Elias Diniz (PSD) adiantou que Júlio César permaneceria neste cargo.

Porém, a situação mudou e no dia 31 de janeiro de 2020, uma portaria assinada por Elias Diniz (PSD) exonerou Júlio César de Oliveira da Procuradoria-Geral do Município. O motivo ainda não foi revelado pelo prefeito ou por assessores.

Na manhã de segunda-feira, 3 de fevereiro, a Portaria nº 17.184/2020 foi afixada na sede do Executivo. Utilizando atribuições conferidas pelos artigos 79 e 107 da Lei Orgânica do Município, a exoneração de Júlio César de Oliveira do cargo começou a valer no dia 31 e o documento foi assinado pelo secretário Municipal de Gestão Pública, Gilson Batista e também pelo prefeito Elias Diniz.

Júlio César de Oliveira foi um forte aliado de Elias Diniz durante a campanha para prefeito em 2016. Ele esteve com ele durante todo o processo eleitoral e assim que Elias venceu as eleições, nomeou o advogado para gerir as duas pastas.

Com a saída de Júlio César de Oliveira, vários nomes passaram a ser cogitados para ocupar os cargos. Agora, além das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Infraestrutura, onde o vice-prefeito José Porfírio de Oliveira Filho (PV) comandava e desde que Elias Diniz retornou ao cargo, o vice não voltou para a gestão da pasta. Já na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale foi exonerado enquanto José Porfírio de Oliveira Filho era prefeito interino e continua sem gestor, assim como as pastas de Desenvolvimento Urbano e a Procuradoria-Geral do Município.

Na Prefeitura de Pará de Minas ninguém informa o motivo das exonerações e muito menos quem assumirá as pastas. Com isso a própria população começa a cogitar nomes que poderiam ocupar as secretarias. A maioria, pessoas que já trabalham nos setores, como Dimitri Morais, engenheiro da prefeitura e que poderia assumir a pasta de Desenvolvimento Urbano; e Joel Barbosa, funcionário de carreira e que foi Procurador-Geral do Município e poderia assumir o cargo novamente.

A reportagem do Portal GRNEWS conversou com o prefeito Elias Diniz sobre as mudanças para que ele se pronunciasse a respeito da exoneração e dos possíveis nomes a ocupar pastas, mas ele preferiu não gravar entrevista.

Disse ainda que faltam alguns assuntos a serem alinhados e nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, pretende conceder entrevista coletiva para falar sobre a reforma administrativa e os nomes que ocuparão as pastas de Desenvolvimento Urbano; Esportes, Lazer e Turismo; Obras, Meio Ambiente e Infraestrutura; e a Procuradoria-Geral do Município.

Elias Diniz disse ainda que alguns gerentes serão contratados para ocupar cargos vagos nas secretarias.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!