Com índice alarmante do LIRAa, secretário de Saúde pede ajuda aos paraminenses para combater a Dengue

Representantes e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas estão preocupados. Mesmo após intensificar ações de combate ao Aedes aegypti, realizar mais mutirões, palestrar em escolas, igrejas e empresas, os números continuam altos.

Já são mais de 130 casos suspeitos da doença somente neste ano de 2020. O Levantamento Rápido do Índice para Aedes aegypti (LIRAa) também preocupou com o resultado acima do esperado, com nível de infestação de 6,2%. As chuvas dos últimos dias colaboraram para o aumento do índice, porém o que se vê é uma população que acredita que já fez sua parte.

Exemplo disso é o mutirão realizado a cada semana em um bairro da cidade. Equipes estiveram na região do Padre Libério no fim de dezembro no último mutirão do ano. Em janeiro, novo mutirão foi realizado por lá. Menos de quinze dias depois as equipes foram novamente para a área e oito caminhões de entulhos foram retirados. Os veículos ficaram lotados de materiais inservíveis que os moradores deixam nos quintais e nas ruas acumulando água e servindo de criadouro para o mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus.

Diante da situação, onde as equipes da Vigilância em Saúde trabalham dia e noite, e os números só aumentam. Por isso o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty utilizou a tribuna da Câmara Municipal para fazer um apelo. Ele pediu à população que cumpra seu papel:

Wagner Magesty
wagnermagestydenguepop1


A Secretaria tem fiscalizado imóveis ocupados ou não e lotes vagos, notificado quem possui criadouros do mosquito e caso nova vistoria comprove focos do Aedes aegypti, o proprietário é multado em R$ 500. Até mesmo imóveis da Prefeitura foram notificados:

Wagner Magesty
wagnermagestydenguepop2

Quem quiser denunciar possíveis criadouros do mosquito ou solicitar uma equipe de Combate a Endemias pode ligar no telefone (37) 3231-7755.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!