Pará de Minas continua aguardando credenciamento para comprar fitas de medição da glicemia


Continua o dilema das pessoas portadoras de diabetes que precisam medir o nível da glicemia por várias vezes ao dia. Para isso eles dependem de uma fita especial e um aparelho medidor de glicose.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A partir dessas medições que o paciente descobre a quantidade de açúcar no sangue e as medidas a serem adotadas. Em alguns casos é preciso injetar insulina, o hormônio que regular a glicose no organismo.

Sem esse controle o diabético fica sem ter condições de controlar a doença e pode sofrer sérios problemas de saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece as fitas, mas ultimamente a quantidade tem sido insuficiente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Governo de Minas Gerais enviou no último lote apenas 16 mil fitas. Porém, a demanda de Pará de Minas é de aproximadamente 25 mil fitas por mês.

O déficit na quantidade de fitas é gigantesco e o estado mais uma vez repassa a responsabilidade para o município. A prefeitura vem trabalhando para adquirir o material a um preço mais baixo e conseguir atender a demanda.

De acordo com Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, a distribuição vem sendo regrada para que todos os portadores de diabetes recebam as fitas. Enquanto isso está sendo aguardada a liberação para credenciamento junto ao Estado para que o município possa comprar as tiras por um preço menor:


Paulo Duarte
fitaspauloduarte1

Ele explica que para a prefeitura abrir um processo licitatório e comprar as fitas de medicação de glicemia o custo fica muito alto. Ele ressalta que a arrecadação vem caindo cada vez mais e os desafios só aumentam:

Paulo Duarte
fitaspauloduarte2

A expectativa é de que a Secretaria de Estado de Saúde credencie o município para que possa comprar as fitas e distribuir a todos os diabéticos. No entanto, existem prazos legais a serem cumpridos e a população precisa aguardar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!