Pará de Minas terá ensino em tempo integral em três escolas estaduais e seleção dos estudantes já começou

No fim do mês de junho, a Secretaria de Estado de Educação deu uma boa notícia aos mineiros. A escola integral será expandida a partir do próximo dia 29 de julho, com aumento no número de vagas e escolas atendidas pelo programa.

A nova educação integral, além das disciplinas comuns, oferecerá aulas de projeto de vida, cultura e saberes em artes, educação para cidadania, laboratório de matemática, ciências e tecnologia, tudo dentro da nova matriz pedagógica.

Em todo o estado serão 895 novas escolas atendendo no total 64 mil estudantes de 533 municípios. A Superintendência Regional de Ensino (SRE) sediada em Pará de Minas foi contemplada com a educação integral em 10 instituições de ensino.

Em Abaeté na Escola Estadual Barão do Indaiá; em Bom Despacho na escola Professora Maria Guerra; em Dores do Indaiá, na Doutor Zacarias; em Estrela do Indaiá na Professor Antônio Ribeiro; em Pará de Minas nas escolas Governador Valadares, Professor Pereira da Costa e Francisco de Assis Viana; e em Pitangui na Francisca Botelho, Francisca Campos Guimarães e Monsenhor Arthur de Oliveira.

A assessora pedagógica da SRE de Pará de Minas Flávia Borges explica como a educação integral será ministrada nas escolas da rede estadual de ensino:


Flávia Borges
flaviaborgeseducacao1

Os pais de alunos matriculados nos 4º, 5º e 6º anos devem ficar atentos. A escola irá entrar em contato para saber se o estudante deseja ficar na modalidade de ensino.  Dependendo da demanda é que a educação integral será implantada na instituição:

Flávia Borges
flaviaborgeseducacao2

A seleção das escolas seguiu um critério rigoroso, como ter oferecido o tempo integral em 2018, ter oferta de ao menos uma turma de educação básica, ao menos uma turma regular com no mínimo 15 alunos para os anos iniciais e possuir salas ociosas. Os pais, segundo Flávia Borges, também têm responsabilidades nesta educação integral:

Flávia Borges
flaviaborgeseducacao3

A pedagoga ainda destaca as vantagens da modalidade de ensino que exige dedicação dos educadores, estudantes e pais:

Flávia Borges
flaviaborgeseducacao4

Os professores da educação integral receberão documentos que auxiliarão no desenvolvimento da nova proposta. Estes profissionais participarão ainda de cursos de formação com base no Currículo Referência Minas Gerais, que será oferecido mensalmente pela Secretaria de Estado de Educação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!