Pesquisadores da Fiocruz avaliam em Pará de Minas novos métodos para vigilância e controle do Aedes aegypti

O Município de Pará de Minas desenvolve desde segunda-feira, 30 de setembro, um projeto piloto do Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria de Estado de Saúde (SES). O projeto avalia novas alternativas de vigilância e controle do Aedes aegypti e Aedes albopictus, causadores da Dengue, Zika e Febre Chikungunya.

O projeto, com duração de 15 meses, tem como objetivo avaliar as ovitrampas como metodologia de indicação de risco e monitoramento de eficácia de ações de novas alternativas de controle do mosquito.

Cerca de 1.500 imóveis de 50 quarteirões de cinco bairros de Pará de Minas receberão até quinta-feira, 4 de outubro, os agentes que monitoram a eficácia do controle do Aedes com o sistema Aero System, um inseticida de aplicação rápida em pequenas doses nos cômodos das residências e que mata todos os mosquitos; utilizando também armadilhas para captura destes mosquitos; e armadilhas BG GAT, uma ferramenta para captura em massa das fêmeas grávidas como metodologia de indicação de risco e monitoramento de resultado no município.

O resultado destes quatro dias de trabalho será apresentado nesta quarta-feira, (3), na Unidade Básica de Saúde do bairro Serra Verde.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!