Como agir em acidentes com vítimas feridas? Socorrer ou aguardar serviços de emergência? Corpo de Bombeiros responde

Um vídeo viralizou nas redes sociais em Pará de Minas na segunda-feira, 1º de julho. As imagens mostraram uma senhora de 87 anos caída em uma rua do bairro Nossa Senhora das Graças e infelizmente morreu.

No vídeo compartilhado nas redes sociais uma mulher se mostrava revoltada com a demora do Corpo de Bombeiros  Militar de Minas Gerais (CBMMG) em atender a ocorrência. Depois dela, muitas outras pessoas compartilharam o vídeo.

Porém, essa reação em cadeira causou revolta em muitas pessoas. Reclamavam de quem filmou a vítima morta em uma calçada e compartilhou nas redes sociais, sem ao menos saber se a família da vítima tinha conhecimento do fato. Muitos até pediram que o vídeo fosse apagado para que a família não visse as imagens, que já estavam em grupos e mensagens do aplicativo Whats App.

Outros deram sugestões do que poderia ser feito para reanimar a mulher ao invés de filmar o acontecido. E qual será a ação correta nestes casos? Esperar a ambulância chegar? Colocar a vítima em um carro e levá-la até o hospital? Ou aguardar por atendimento?

Em busca de respostas para estas questões a reportagem do Portal GRNEWS procurou o 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas. Tenente Marcus Vinícius Maia é o comandante da unidade e orienta a população sobre como agir em casos como este:

Marcus Vinícius Maia
marcusviniciusprimeirosocorro1


Tenente Marcus Vinícius explica que nestes casos, onde não é possível diagnosticar o que aconteceu com a vítima, o ideal é esperar pela ambulância, para não piorar o quadro:

Marcus Vinícius Maia
marcusviniciusprimeirosocorro2

Ao acionar o Corpo de Bombeiros no número 193 ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no 192, além de deslocar uma equipe, os órgãos auxiliam sobre os primeiros socorros. Algumas manobras são fundamentais para salvar a vítima enquanto alguém capacitado não chega. Por isso, a primeira ação deve ser ligar para estes números e seguir as instruções.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!