Como agir em acidentes com vítimas feridas? Socorrer ou aguardar serviços de emergência? Corpo de Bombeiros responde

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Um vídeo viralizou nas redes sociais em Pará de Minas na segunda-feira, 1º de julho. As imagens mostraram uma senhora de 87 anos caída em uma rua do bairro Nossa Senhora das Graças e infelizmente morreu.

No vídeo compartilhado nas redes sociais uma mulher se mostrava revoltada com a demora do Corpo de Bombeiros  Militar de Minas Gerais (CBMMG) em atender a ocorrência. Depois dela, muitas outras pessoas compartilharam o vídeo.

Porém, essa reação em cadeira causou revolta em muitas pessoas. Reclamavam de quem filmou a vítima morta em uma calçada e compartilhou nas redes sociais, sem ao menos saber se a família da vítima tinha conhecimento do fato. Muitos até pediram que o vídeo fosse apagado para que a família não visse as imagens, que já estavam em grupos e mensagens do aplicativo Whats App.

Outros deram sugestões do que poderia ser feito para reanimar a mulher ao invés de filmar o acontecido. E qual será a ação correta nestes casos? Esperar a ambulância chegar? Colocar a vítima em um carro e levá-la até o hospital? Ou aguardar por atendimento?

Em busca de respostas para estas questões a reportagem do Portal GRNEWS procurou o 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas. Tenente Marcus Vinícius Maia é o comandante da unidade e orienta a população sobre como agir em casos como este:

Marcus Vinícius Maia
marcusviniciusprimeirosocorro1


Tenente Marcus Vinícius explica que nestes casos, onde não é possível diagnosticar o que aconteceu com a vítima, o ideal é esperar pela ambulância, para não piorar o quadro:

Marcus Vinícius Maia
marcusviniciusprimeirosocorro2

Ao acionar o Corpo de Bombeiros no número 193 ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no 192, além de deslocar uma equipe, os órgãos auxiliam sobre os primeiros socorros. Algumas manobras são fundamentais para salvar a vítima enquanto alguém capacitado não chega. Por isso, a primeira ação deve ser ligar para estes números e seguir as instruções.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!