Maio Amarelo quer conscientizar sobre segurança no trânsito e pedestre também têm responsabilidades

Os próximos 30 dias serão de conscientização e prevenção às mortes causadas pelos acidentes de trânsito em todo o país. No mundo inteiro, os acidentes matam 1,35 milhão de pessoas por ano segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e destas, a maioria tem entre 5 e 29 anos.

Ainda de acordo com a OMS, o Brasil reduziu o número de mortes após a Lei Seca e o início da obrigatoriedade de freios ABS em todas as motos a partir de 2019. Mesmo assim os números são altos.

A estimativa é que 400 mil pessoas sejam afetadas por ano por acidentes de trânsito segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária. O estudo revelou também que só em 2018, 47 mil óbitos foram registrados em decorrência de sinistros.

Nos leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) 60% são ocupados por vítimas de acidentes e nos centros cirúrgicos, 50%. Os custos anuais giram em torno de R$52 bilhões.

O país tem também, segundo a OMS, a pior classificação referente ao limite de velocidade em áreas urbanas. A sugestão é que a máxima não ultrapasse 50 km/h dentro das cidades e 30 km/h em áreas residenciais e com grande circulação de pessoas.

Para tentar reduzir o número de mortes e conscientizar motoristas e pedestres, há seis anos existe no Brasil o Maio Amarelo, um programa que possui várias ações para serem disseminadas nos municípios.

Em 9 de junho 2015 foi sancionada a lei nº5786 pelo então prefeito à época Antônio Júlio de Faria (MDB) e desde então foi instituído em Pará de Minas o Maio Amarelo – Atenção Pela Vida.

A lei define que o Município, através de Secretarias e em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores realize no mês de maio de cada ano e com apoio de entidades de classe, escolas e população, ações de conscientização como palestras e audiências.

Autor do projeto de lei, o vereador Rodrigo Varela Franco (PSD) espera que os paraminenses se conscientizem durante o do Maio Amarelo visando diminuir a quantidade de acidentes de trânsito no município:


Rodrigo Varela Franco
rodrigomaioamarelo1

Rodrigo Varela Franco ressalta que o pedestre também faz parte do trânsito e tem seus direitos e deveres:

Rodrigo Varela Franco
rodrigomaioamarelo2

CBMMG/Divulgação

Uma reunião para definir as ações em Pará de Minas durante todo o mês de maio aconteceu no dia 26 de abril no plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores. Participaram representantes da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, vereadores, Secretarias Municipais de Educação e Saúde, funcionários do setor de trânsito da prefeitura e proprietários de autoescolas.

CBMMG/Divulgação

Serão realizadas blitz educativas, palestras do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Saúde sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros, com foco em motociclistas.

Uma passeata ainda sem data definida também será realizada com a participação de escolas e órgãos de segurança pública. Veículos acidentados também serão expostos em praças da cidade.

CBMMG/Divulgação

O Maio Amarelo será encerrado com uma corrida rústica pelas ruas da cidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!