Minas Gerais supera 12 mil casos de Dengue; Pará de Minas tem 200 notificações e uma de Chikungunya

O Portal GRNEWS teve acesso aos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) revelando que nos três primeiros meses de 2021, Minas Gerais registrou 12.564 casos prováveis de Dengue. São 4.077 casos confirmados, dois óbitos em investigação e um confirmado.

Quanto à Febre Chikungunya, são 2.198 casos suspeitos e 1.374 confirmados. Já em relação ao Zika vírus são 90 registros com oito casos confirmados.

Os números também revelam que em relação ao mesmo período do ano passado, Minas Gerais tem mais casos de Chikungunya e Zika vírus, representando 14,8% do total de casos gerais. Em 2020 a taxa era de 1,8%.

Atualização da SES também apresenta a positividade de amostras laboratoriais. A macrorregião de Divinópolis, na qual Pará de Minas está inserida, é considerada segundo o Estado, de Muito Alto Risco. Isto significa que houve aumento de mais de 50% do percentual de positividade de amostras de Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus nas últimas quatro semanas. A comparação é feita com as quatro semanas anteriores.

O boletim epidemiológico também mostra que um caso provável de Chikungunya foi registrado em Pará de Minas. Quanto à Dengue, a SES registrou 200 casos na cidade.

Com isso a média é de 2,2 casos registrados por dia em Pará de Minas desde o início de 2021.

Com o aumento no número de casos a Secretaria Municipal de Saúde tem promovido ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, mas ele só será eliminado com a ajuda de cada paraminense. É preciso ficar de olho nos materiais e locais que possam acumular água em casa e nos quintais e eliminar qualquer tipo de foco.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!