Pará de Minas se destaca na região e obtém boa pontuação no ICMS Patrimônio Cultural
Criado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), o ICMS Patrimônio Cultural incentiva os municípios mineiros a preservarem os patrimônios estaduais. Para isto, repassa recursos anualmente. O valor é baseado no que o município desenvolveu em ações de preservação. Tudo realizado em prol daquele patrimônio é catalogado e enviado ao Estado, que por sua vez analisa e pontua cada ação. Estes pontos são revertidos em valores para serem aplicados no setor cultural.
Somente entre 2019 e 2021, o Governo de Minas Gerais repassou R$ 338 milhões aos municípios que participaram do programa.
O Portal GRNEWS teve acesso à pontuação definitiva do Município de Pará de Minas no ICMS Patrimônio Cultural 2022. A cidade totalizou 21,06 pontos.
Analisando o documento, foi observado que Pará de Minas obteve boas pontuações em cada quesito. Por exemplo, em Inventário a nota máxima era 2 pontos e Pará de Minas obteve esta pontuação. Já na Política Cultural, de 4 pontos a cidade obteve 3,35. Quanto a Investimentos e Despesas, a nota máxima era 3 pontos e o município conseguiu 2,23. Já na proteção a prédios tombados conseguiu 9,02.
Da região, Pará de Minas é a cidade com maior pontuação. Em seguida vem Pitangui com 18 pontos; Itaúna com 14,45; Divinópolis teve 13,10 pontos; Onça de Pitangui obteve 12,32 e Nova Serrana alcançou apenas 4,10 pontos.
O programa também lista os patrimônios e bens protegidos de cada cidade. De Pará de Minas se destacam o Asilo Padre José Pereira Coelho, hoje o prédio da FAPAM; a Casa de Cultura Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira, antigo Grande Hotel; Casa Maria Capanema; Centro Literário Pedro Nestor; Cristo Redentor; fachada frontal da Escola Estadual Fernando Otávio; Escola Estadual Governador Valadares, Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria- Sica; Escola Estadual Torquato de Almeida; Estação Ferroviária; Fórum Desembargador Pedro Nestor; Igreja Nossa Senhora das Graças; Museu Histórico, Documental, Fotográfico e do Som; prédio da Irmandade Nossa Senhora da Conceição; conjunto de telas da antiga Matriz de Nossa Senhora da Piedade; Gruta Nossa Senhora de Lourdes; praças Torquato de Almeida e Francisco Torquato de Almeida; distritos de Ascensão e Carioca; arte ceramista; Coral Nossa Senhora da Piedade; a festa de Corpus Christi; guardas de congo; Lira Santa Cecilia; ofício das biscoiteiras, roda de capoeira, Folias de Minas e Violas de Minas.
Os valores a serem pagos aos municípios ainda não foram divulgados e o pagamento será feito ao longo do ano.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.