Vivemos uma epidemia de Dengue em Pará de Minas e não podemos tapar o sol com a peneira, diz secretário de Saúde

A cada semana a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulga o boletim epidemiológico da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus. Por causa do Carnaval os dados não foram divulgados e não foi possível avaliar o crescimento no número de casos suspeitos em Pará de Minas.

Mas basta passar um tempo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Senador Valadares, que é possível notar os paraminenses sofrendo novamente com a doença. Somente nas últimas semanas foram 1.200 atendimentos a mais e a unidade já prevê ter atendido oito mil pessoas em apenas um mês.

O Portal GRNEWS apurou que o município já ultrapassou 770 casos prováveis de Dengue e o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty confirma que a cidade vive nova epidemia, a quarta de sua história. Garante ainda que todos os esforços da secretaria estão voltados para reduzir o número de casos mas a população tem papel fundamental:

Wagner Magesty
magestydeng1


Para atender todos os casos suspeitos e desafogar a UPA, a Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Seringueiras, localizada no Residencial Capanema, estão abertas de 16h às 21h, de segunda a sexta-feira para atender pacientes com suspeitas da doença.

O secretário pede a toda a população, que procure a UBS Seringueiras ou a Policlínica para evitar superlotar a UPA. Além disso, Wagner Magesty já solicitou que a equipe da UBS da Vila Ferreira estenda o horário até as 21 horas durante a semana:

Wagner Magesty
magestydeng2

Lembra ainda que as regiões onde havia maior foco do Aedes aegypti receberam armadilhas, aplicação de Aero System e mutirões e os resultados já são positivos:

Wagner Magesty
magestydeng3

Com a quantidade de focos encontrados, a secretaria mudou em alguns locais a forma de combater o mosquito. Quando o foco é encontrado, é feito um bloqueio ao redor do imóvel e os fiscais estão multando os reincidentes:

Wagner Magesty
magestydeng4

Wagner Magesty ressalta ainda que o agente de Combate a Endemias não tem como função limpar os quintais das residências:

Wagner Magesty
magestydeng5

Quem quiser mais informações sobre o combate ao Aedes aegypti e até mesmo denunciar lotes ou quintais sujos pode ligar no Departamento de Combate a Endemias no telefone (37) 3231-7755.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!