IMA orienta produtores sobre raiva animal; doença é causada por espécie de morcegos
Uma das principais preocupações do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é em relação à raiva. Transmitida aos humanos e animais através da saliva do morcego infectado, o vírus se espalha rapidamente pela corrente sanguínea afetando diretamente o sistema nervoso.
Quando o produtor descobre a doença no seu rebanho leiteiro por exemplo, é preciso sacrificar o animal e adotar medidas de controle da doença para evitar ainda mais danos e prejuízos.
O chefe do escritório seccional do IMA de Pará de Minas Lucas Silva Jardim e o auxiliar operacional José Antônio de Souza, participaram do Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube e falaram sobre esta questão.
José Antônio de Souza destacou os principais morcegos da região de Pará de Minas:
José Antônio de Souza
joseanbrucel1
O IMA possui uma equipe especialista em morcegos que inclusive viaja por todo o Estado para orientar outros profissionais e população, além de captar os animais:
José Antônio de Souza
joseanbrucel2
Há anos José Antônio de Souza trabalha com morcegos e já conhece a rotina do animal. Os considera inteligentes e é preciso cuidado e atenção:
José Antônio de Souza
joseanbrucel3
Ele orienta como proceder caso um morcego apareça na propriedade:
José Antônio de Souza
joseanbrucel4
Entre os sintomas da raiva animal estão a perda de apetite, inquietação e mudança de hábitos, andar cambaleante, salivação intensa, fezes secas e escuras, e os animais podem ficar agressivos. É preciso acionar o IMA em caso de suspeitas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.