Como buscar ressarcimento por dano causado a equipamento eletrônico durante temporal? Procon orienta

Com a chegada do período chuvoso aumenta a incidência de raios e trovões. O Brasil é campeão mundial de descargas atmosféricas, tendo de 2000 a 2017, registrado 2.044 mortes por raios. A média é de 77,8 milhões de descargas no país por ano.

Além de causar riscos às pessoas que estão em locais abertos, no mar ou em piscinas, debaixo de árvores e próximas a objetos metálicos, os eletroeletrônicos também são alvos fáceis.

Por isso o indicado é que quando há raios, retirar todos os equipamentos eletrônicos da tomada. Mas nem sempre o proprietário lembra ou nem está em casa. É aí que o problema acontece.

A descarga atinge a rede elétrica causando um surto que é conduzido ao longo da rede transmissora e então queima o que estiver ligado diretamente à tomada.

Ciente desses problemas o coordenador do Procon de Pará de Minas, Bruno Soares de Souza disse a reportagem do Portal GRNEWS que nestes casos, se comprovada a queima por causa da descarga elétrica, a concessionária se torna responsável por ressarcir o dano ao consumidor, desde que sejam observados vários elementos:

Bruno Soares de Souza
brunosoaresraioscemig1


Bruno Soares de Souza explica que o consumidor deve comprovar o prejuízo que teve para conseguir o ressarcimento pelo dano:

Bruno Soares de Souza
brunosoaresraioscemig2

Segundo a Cemig, para pedir o ressarcimento, o cliente deve apresentar o número de instalação onde ocorreu o fato, telefone de contato, CPF, data e horário provável do acontecimento e relação com descrição e características dos equipamentos danificados.

Caso seja comprovado que o equipamento queimou por causa da descarga elétrica, em até 15 dias o cliente é ressarcido com conserto do equipamento danificado, substituição por outro equivalente, pagamento do valor equivalente a um novo ou pagamento do valor do conserto.

O Procon de Pará de Minas está localizado na Rua Alferes Esteves, número 95, Centro, mesmo endereço da Agência do Sine. Mais informações junto ao Procon podem ser obtidas pelos telefones: (37) 3231-9292 e (37) 3231-9226.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!