Agricultores e trabalhadores devem redobrar a atenção para evitar acidentes com a rede elétrica na área rural
Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontam que em 2021,52 agricultores ou trabalhadores rurais morreram em acidentes com a rede elétrica no país.
Em Minas Gerais foram cinco mortes no ano passado, sendo uma causada por implemento agrícola, duas por manuseio de bomba d’água e outras duas com antena de celular.
Somente nos dois primeiros meses de 2022, 10 trabalhadores morreram devido o manuseio inadequado na rede elétrica no Brasil.
Com a chegada do período de preparação do solo e colheita da safra agrícola, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta para os perigos que envolvem a rede elétrica no meio rural.
O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, destaca os principais cuidados que os trabalhadores da área rural devem ter:
João José Magalhães
joaojosesegurrural1
O transporte das máquinas agrícolas também requer atenção especial, para evitar que os equipamentos toquem a rede elétrica:
João José Magalhães
joaojosesegurrural2
Ligações elétricas devem ainda ter manutenção constante, para evitar curtos circuitos:
João José Magalhães
joaojosesegurrural3
A Cemig orienta ainda que os proprietários devem evitar podas de árvores e roçadas próximas a fios energizados, além de não autorizar que pessoas sem o devido conhecimento instalem postes nas propriedades. Durante obras e reformas deve ser feito o isolamento de materiais condutores.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.