Pará de Minas ainda não definiu sobre retomada de aulas presenciais para estudantes do ensino fundamental

As aulas poderão ser retomadas de forma presencial nas escolas instaladas em municípios inseridos na onda vermelha do Minas Consciente. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira, 1º de julho, pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) após decisão do Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo de MG.

A decisão autorizou o retorno das aulas presenciais para os anos iniciais do ensino fundamental a partir de 5 de julho para os professores e demais servidores das unidades educacional. Já em 12 de julho voltam os alunos.

Outra novidade é que nas cidades enquadradas nas ondas verde ou amarela, podem retornar às salas de aulas os estudantes do 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

Somente quando o município aponta alguma restrição para o recebimento dos estudantes nas unidades de ensino é que a retomada não poderá acontecer.

Diante da situação, com Pará de Minas na onda vermelha do Minas Consciente, muitos questionaram se as escolas da cidade já retomam com os professores no dia 5 e os estudantes no dia 12 de julho. Nenhuma decisão oficial foi divulgada e por isso o Portal GRNEWS procurou saber diretamente com o prefeito Elias Diniz (PSD). Ele está viajando e só retorna na sexta-feira, 2 de julho, à tarde.

Porém, a reportagem do Portal GRNEWS apurou que ainda não há nada definido. Tanto a Secretaria Municipal de Educação como a Superintendência Regional de Ensino aguardam um posicionamento do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 e também do prefeito Elias Diniz autorizando ou não o retorno.

No caso do Município, os profissionais da Educação já estão trabalhando há meses dentro das unidades de ensino, mesmo sem os alunos nas salas de aula. Diante disso, conforme o calendário escolar, as férias de julho já começam na próxima semana, ou seja, se as aulas presenciais forem retomadas, nas escolas municipais acontecerão somente no fim de julho.

O procurador-geral do Município Hernando Fernandes da Silva também respondeu aos questionamentos do Portal GRNEWS e informou que uma decisão só será tomada quando o Governo de Minas Gerais publicar algum documento que autorize a retomada presencial das aulas. É que a situação da pandemia ainda é complicada e o Município precisa de uma deliberação para agir dentro da legalidade.

A expectativa é que nesta sexta-feira, 2 de julho, o Comitê se reúna para definir restrições, novas flexibilizações ou até mesmo a retomada das aulas presenciais em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!