GRNEWS TV: Corpo de Bombeiros ensina como os pais devem agir em caso de engasgos de bebês
O engasgo é motivo de medo entre os pais e, infelizmente, comum nos bebês. No primeiro ano de vida, engasgos podem acontecer a qualquer momento e mesmo que difícil, é importante manter a calma.
Existem dois tipos de engasgos: os leves e o engasgo total. No engasgo leve, a criança continua respirando, mesmo que com dificuldade, ou chorando, tossindo, o que são sinais de que ela não está com um engasgo total e tem as vias respiratórias livres, mesmo que parcialmente. É importante deixar a criança chorar ou tossir e jamais tentar tirar com as mãos o que está dentro da boca dela.
No engasgo total requer agilidade e socorro rápido. Ele é caracterizado pela incapacidade da criança de chorar, tossir e geralmente a mesma fica com lábios arroxeados e com moleza no corpo devido à dificuldade de respiração. Tudo isso indica a falta de ar. Em casos como esse, é fundamental fazer os primeiros socorros e procurar ajuda profissional. O sargento Gustavo Oliveira do 1º Pelotão da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) ensina como os pais devem agir em casos de engasgos em bebês.
Veja na reportagem GRNEWS TV:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.