Dezenas de motoristas paraminenses foram multados no primeiro trimestre usando celular enquanto dirige

Dados divulgados recentemente pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN) mostram aumento no número de multas envolvendo uso do celular enquanto dirige. Só nos dois primeiros meses de 2019 mais de 30 mil condutores foram flagrados usando o telefone no trânsito, aumento de 70% em relação ao mesmo período do ano passado.

É importante destacar que existem três tipos de multas diferentes para este crime de trânsito: dirigir o veículo segurando o aparelho, dirigir manuseando o celular e conduzir falando no telefone.

A 19ª Companhia Independente de Polícia Militar de Pará de Minas que tem sob sua responsabilidade outros seis municípios da região divulgou o número de multas deste tipo nos três primeiros meses de 2019.

A reportagem do Portal GRNEWS apurou que os policiais militares registraram 64 Autos de Infração de Trânsito (AIT), que após um processo realizado pelo DETRAN, se tornaram multa. Sargento Paulo Roberto Giardullo Pinto alerta para os perigos envolvendo trânsito e celular:


Paulo Roberto Giardullo Pinto
paulocelular1

O policial militar ressalta ainda que os motoristas devem estar atentos exclusivamente ao trânsito, especialmente os motociclistas. Além disso, não é apenas falar ao celular enquanto dirige. O simples ato de mexer no aparelho também é passível de multa:

Paulo Roberto Giardullo Pinto
paulocelular2

Uma diferença deste tipo de multa é que o condutor não precisa ser abordado para ser autuado. Se o policial presenciar o motorista mexendo no celular enquanto dirige, o AIT pode ser confeccionado:

Paulo Roberto Giardullo Pinto
paulocelular3

A infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o condutor perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a multa é de R$283,47. Além disso, pode ser combinada a outro tipo de infração. Dirigir sem as duas mãos no volante, que rende mais cinco pontos na CNH e multa de R$130,16.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!