A cada 49 segundos um trabalhador se acidenta no Brasil; em Pará de Minas dois morreram em 2019

O Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalhador divulgou um levantamento recente que preocupa. Entre 2012 e 2018, 17.200 pessoas morreram por causa de incidente ou doença relacionada ao trabalho.

A média é de uma morte por acidente de trabalho a cada 3 horas e 40 minutos. Em relação aos acidentes, ainda segundo a pesquisa, a cada 49 segundos um é registrado, totalizando 4,7 milhões de incidentes no Brasil.

Entre os tipos de lesões mais comuns corte e laceração, fratura, esmagamento e tensão. Já as áreas mais atingidas são os dedos em primeira colocação, pés, mãos e joelhos.

Os acidentes são mais frequentes de acontecer com homens entre 18 e 24 anos e as mulheres entre a faixa etária de 30 e 34 anos.

Mas se engana quem pensa que a construção civil lidera o ranking com maior número de acidentes de trabalho. Quase 400 mil incidentes foram registrados no atendimento hospital, mais de 140 mil em supermercados, 119 mil na administração pública e 106 mil na construção de imóveis.

De acordo com a pesquisa, o alimentador de linha de produção foi à profissão que mais se acidentou no tempo analisado seguido pelo técnico de enfermagem.

Com base nos estudos, a Referência Técnica em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde de Pará de Minas, Mirna Marinho Morais afirma: a maioria dos acidentes de trabalho pode ser evitada:


Mirna Marinho Morais
mirnaacidentes1

Ela ressalta ainda que em casos de acidentes tanto o empregador como o trabalhador tem culpa da situação. Na área da construção civil, por exemplo, alguns empresários não oferecem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários, mas também muitos empregados não gostam de utilizar estes equipamentos:

Mirna Marinho Morais
mirnaacidentes2

Nos quatros primeiros meses de 2019 foram registrados nove acidentes de trabalho e dois trabalhadores morreram em Pará de Minas. Os números são referentes a ocorrências atendidas pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e não necessariamente os empregados são da cidade, como explica Mirna Marinho Morais:

Mirna Marinho Morais
mirnaacidentes3

Ainda segundo Mirna Marinho a construção civil é responsável pelos acidentes mais graves, porém os mais comuns e frequentes acontecem no trajeto para o trabalho. Nestes casos há uma investigação para apurar o caso:

Mirna Marinho Morais
mirnaacidentes4

Para tentar conscientizar os trabalhadores o Governo Federal e Ministério Público do Trabalho lançaram em abril deste ano a Campanha de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Canpat). O objetivo é fazer com que empregadores e trabalhadores criem ambientes de trabalho mais saudáveis.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!