Agentes recolheram 128 toneladas de entulho nos mutirões de combate a Dengue realizados em Pará de Minas

A equipe de agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado, 14 de dezembro, no bairro Padre Libério, em Pará de Minas, o último mutirão de combate a Dengue do ano de 2019.

Naquele bairro os agentes tiveram muito trabalho e lotaram muitos caminhões de entulho que estavam nos imóveis servindo de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças.

Adaílton Antônio Moreira/Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Esses mutirões foram intensificados em Pará de Minas a partir de dezembro de 2017. Continuaram ao longo de 2018 e também em 2019 nas áreas urbana e rural do município.

O gerente de combate a Endemias Adaílton Antônio Moreira confirmou ao Portal GRNEWS, após o último mutirão de combate a Dengue do ano realizado no bairro Padre Libério, que ao longo de 2019 os agentes recolheram 128 toneladas de entulho que estavam nas residências servindo de criadouros para o mosquito transmissor da Dengue.

Ele também avalia como positivo o trabalho realizado pelos agentes ao longo de 2019 e pede que a população continue colaborando para que Pará de Minas não enfrente a quarta epidemia de Dengue de sua história:


Adaílton Antônio Moreira
adailtonbalancodengue1

A novidade em 2019 é que o trabalho está sendo realizado com base nos resultados obtidos por pesquisadores da Fiocruz e do Ministério da Saúde em residências que receberam armadilhas para captura do Aedes aegypti.

O Município de Pará de Minas foi escolhido entre 853 cidades mineiras para sediar um projeto do Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e custeado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O objetivo é avaliar novos métodos de vigilância e controle do Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da Dengue, Zika e Febre Chikungunya.

Adaílton Antônio Moreira/Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

A previsão inicial dos pesquisadores é que o estudo terá duração aproximada de 15 meses e profissionais dos três órgãos estarão frequentemente no município para coletar dados e analisar os números.

Os agentes de combate a endemias instalarem as armadilhas em cerca de 1.200 residências selecionadas. Os primeiros resultados já começam a pautar a atuação do município no combate ao mosquito transmissor da Dengue e outras doenças.

Adaílton Antônio Moreira/Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Um exemplo é a aplicação de nova metodologia durante o mutirão de combate a Dengue que será realizado no dia 7 de dezembro, no bairro Serra Verde.A ação foi pautado com base em resultados que mostraram volume expressivos de ovos do Aedes aegypti em armadilhas de diversas residências.

Em 2020 os mutirões de combate a Dengue continuarão sendo realizados nas áreas urbana e rural de Pará de Minas. Durante os mutirões os agentes recolhem qualquer tipo de material que possa acumular água. O caminhão passa mais de uma vez em cada rua, é importante que os moradores colaborem e coloquem do lado de fora de suas casas os materiais descartáveis.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!