Custo da hospedagem em Belém teve aumento vertiginoso de 178,93% no mês de novembro

O custo da hospedagem na região metropolitana de Belém registrou um aumento vertiginoso de 178,93% no mês de novembro, conforme dados divulgados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O fenômeno é atribuído à realização de grandes eventos internacionais sobre mudanças climáticas na capital paraense, que se tornou um polo de debates globais no período.

Impacto da COP30 na inflação local
A principal explicação para a explosão de preços no setor hoteleiro reside no fato de Belém ter sediado a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorreu entre 10 e 22 de novembro. Além disso, a cidade recebeu a Cúpula do Clima nos dias 6 e 7 do mesmo mês, um encontro internacional que reuniu chefes de estado e de governo.

O aumento da inflação na acomodação em Belém foi drasticamente superior à média nacional, que foi de 4,09% em novembro. Fernando Gonçalves, gerente da pesquisa do IBGE, confirmou que a realização da COP30 é o motivo por trás do índice, avaliando que um aumento de “178% é realmente bem expressivo”.

Vale notar que o aumento registrado pelo IPCA refere-se especificamente aos custos incorridos naquele mês, não englobando despesas com hospedagens que foram pagas com antecedência.

Passagens aéreas também sofrem alta
Além da hospedagem, outro custo que se destacou na região metropolitana de Belém foi o das passagens aéreas, que subiram 25,32%. Esse percentual é mais que o dobro da alta registrada no país como um todo no mesmo período (11,90%).

O gerente do IBGE acrescenta que a pressão de alta no preço dos bilhetes de avião também pode ter sido influenciada pela ocorrência de três feriados no mês (Finados, Proclamação da República e Consciência Negra) e pela proximidade do fim do ano.

Peso regional no índice nacional
Apesar do aumento acentuado em Belém, o impacto na inflação geral do país foi mitigado pelo peso regional da cidade no cálculo do IPCA. A inflação na região metropolitana de Belém tem um peso de 3,94% na inflação nacional. Em comparação, a Grande São Paulo possui o maior peso, de 32,28%.

Isso significa que, se um impacto semelhante nos preços da hospedagem tivesse ocorrido em São Paulo, o resultado seria muito mais sentido na inflação geral brasileira. Conforme explicou Fernando Gonçalves, Belém “teve uma pressão na inflação [nacional], mas não tão expressiva, por exemplo, como se fosse São Paulo”.

O IPCA de novembro, considerado a prévia da inflação oficial, fechou em 0,18%, voltando para o limite da meta estabelecida pelo governo. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!