IMA e Secretaria de Educação encerram ciclo de 2025 do Projeto Sanitaristas Mirins que estimula o pensamento crítico sobre o agronegócio

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em colaboração com a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizarão a Cerimônia de Encerramento do Projeto Sanitaristas Mirins. A solenidade, que celebra o fim de mais uma etapa do projeto executado durante o ano de 2025, está agendada para quinta-feira, 27 de novembro de 2025, às 8h30 da manhã.

O evento ocorrerá na Câmara Municipal de Pará de Minas, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1935, Bairro Senador Valadares.

Formando cidadãos com senso crítico
O projeto Sanitaristas Mirins é focado em levar conhecimento do agronegócio a crianças, especialmente aquelas do sexto ano de comunidades rurais. Ao longo do ano, os alunos adquirem saberes prévios sobre:

Doenças dos animais;

Influência dos vegetais;

Alimentos seguros.

O encerramento deste ciclo de 2025 é comemorado com entusiasmo. O Fiscal Assistente Agropecuário e Representante Regional de Educação Sanitária, Yuri Guilherme de Paula, reforça o sucesso da iniciativa.

Ele afirma que o propósito do projeto é levar o conhecimento para as crianças e fortalecer o agro do município de Pará de Minas e região, trazendo mais oportunidades e visibilidade.

Oportunidades no mundo do agronegócio
Yuri Guilherme de Paula destaca a importância do projeto na abertura de horizontes para os participantes, que são futuros agentes do setor. O conhecimento apresentado é fundamental para estes alunos, que podem se tornar futuros produtores rurais, apicultores, médicos veterinários, agrônomos e técnicos em formação de automação:


Yuri Guilherme de Paula
saniyuri1

Neste ano, aproximadamente três mil crianças de 85 escolas de todo o Estado de Minas Gerais estão recebendo os certificados de participação no encerramento.

Mais de 20 anos de educação sanitária
O projeto, idealizado para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas do estado, já capacitou mais de 110 mil estudantes ao longo de mais de 20 anos de atuação.

Desde 2006, o IMA utiliza o livro “A educação sanitária no dia a dia dos alunos – descobrindo a agropecuária na escola”, chancelado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG), para compartilhar conceitos e atividades do cotidiano familiar, visando multiplicar informações sobre segurança alimentar, cuidados com animais de produção e com os vegetais.

Em 2024, o projeto alcançou 3.158 alunos e professores em 41 municípios. Para 2025, a estimativa é de que mais de 3.500 pessoas participem em 51 municípios.

O projeto estimula o pensamento crítico e ensina às crianças temas relevantes, como:

Doenças de animais e vegetais;

Inspeção de produtos de origem animal e vegetal;

Reconhecimento dos selos de registro e certificação do IMA e sua importância;

Conscientização ambiental e sustentabilidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!