Pará de Minas amplia Transporte Integrado e anuncia fase 2 com mais horários, segurança e ajustes no trânsito

A Prefeitura de Pará de Minas se prepara para colocar em funcionamento, a partir do dia 17 de novembro, a fase dois do Transporte Integrado, um passo importante para modernizar e tornar mais eficiente o sistema de transporte coletivo urbano. Nesta nova etapa, a integração passa a valer nos dias úteis a partir das 20 horas, além de funcionar o dia inteiro aos sábados, domingos e feriados, permitindo que mais usuários aproveitem o benefício.

Os passageiros poderão embarcar em um ônibus de qualquer bairro com destino ao Camelódromo, no Centro, e dentro do prazo de uma hora pegar outro coletivo para outro bairro sem pagar uma nova passagem. O Camelódromo é o ponto central de embarque e desembarque durante o período de funcionamento da integração, e, por isso, os ônibus não circularão pela Rua Benedito Valadares, melhorando a fluidez do tráfego na área.

Para utilizar o novo sistema, o usuário precisa possuir o cartão da empresa que explora o serviço, que dá direito à integração em Pará de Minas. Ele pode ser adquirido gratuitamente até o dia 30 de novembro, na sede da empresa responsável pelo transporte coletivo, localizada na Rua Oito de Maio, nº 70, Centro:

Marcos Vinícius de Oliveira Santos
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Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Implantação gradual e planejamento estratégico
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Marcos Vinícius de Oliveira Santos, explica que a Prefeitura optou por implantar o sistema de forma gradual, permitindo que a população se adapte ao novo modelo sem grandes transtornos.

“O planejamento do município foi fazer a implantação por etapas, expandindo o sistema até incorporar todo o transporte público municipal. Assim, a população se adapta de maneira mais orgânica e conseguimos identificar possíveis problemas para fazer correções antes da implantação total”, destacou o secretário.

De acordo com ele, a divisão em fases evita sobrecarga operacional e garante que a mudança ocorra com o mínimo de impacto no dia a dia dos usuários, principalmente nos horários de pico e durante o expediente das empresas.

Centro será ponto principal de integração
A segunda fase consolida o entorno do Camelódromo como principal ponto de integração dos ônibus. Apesar disso, o passageiro não precisa, obrigatoriamente, deslocar-se até o Centro para fazer a troca de linha — a integração pode ocorrer em qualquer ponto da cidade, desde que respeitado o intervalo de uma hora entre os embarques.

Marcos Vinícius de Oliveira Santos explica que o local foi escolhido por já concentrar grande parte das linhas e oferecer estrutura de apoio. “O Camelódromo vai funcionar como um terminal prático e organizado, onde os ônibus chegam e saem com mais agilidade. Isso melhora o tempo de espera e facilita o deslocamento dos passageiros”, afirma.

Trânsito e segurança serão reforçados
Com o aumento da circulação de pessoas e veículos na região central para as compras e eventos de fim de ano, a Prefeitura vai restringir o estacionamento em frente ao Camelódromo e nas proximidades da Praça Torquato de Almeida, especialmente durante o período natalino, quando o comércio funciona até mais tarde. A medida busca evitar congestionamentos e garantir mais espaço para o fluxo dos ônibus.

Além disso, o município solicitou o apoio da Guarda Civil Municipal para reforçar o patrulhamento na área durante a noite. Segundo o secretário, a proposta é instalar, futuramente, um ponto fixo da Guarda na região para oferecer mais segurança aos usuários. “Por se tratar de um local com grande movimentação e que vai concentrar o terminal, é fundamental garantir presença constante da Guarda”, ressaltou.

Marcos Vinícius de Oliveira Santos
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Sistema será testado em período de grande movimento
A ampliação do Transporte Integrado acontece justamente durante o período de maior movimento no comércio, com as lojas funcionando até mais tarde para as vendas de fim de ano. Marcos Vinícius acredita que essa coincidência servirá como um teste importante para avaliar o desempenho do sistema.

“Vai ser uma prova de fogo. Mesmo sendo uma implantação por etapas, teremos um volume maior de passageiros, o que vai nos permitir identificar eventuais falhas técnicas ou operacionais e corrigi-las. Estou confiante de que o resultado será positivo”, afirmou.

O secretário também destacou que o novo formato pode otimizar a operação e até gerar economia de quilometragem para a empresa responsável pelo transporte. Isso ajudaria na recuperação financeira e na renovação da frota, sem aumento da tarifa. “Não há previsão de reajuste de passagem. O foco é melhorar a eficiência do serviço, reduzir custos e oferecer mais conforto para o cidadão”, explicou. Recentemente, a Prefeitura aumentou o preço da passagem em R$ 0,60, passando a tarifa de R$ 4,40 para R$ 5,00. (Veja mais acessando AQUI)

Perspectiva de futuro e melhoria contínua
A expectativa é que o sistema integrado, quando estiver totalmente implantado, reduza o tempo de deslocamento e torne o transporte coletivo mais atrativo para os moradores de Pará de Minas. A Prefeitura planeja, ainda, transformar o ponto de integração central em um terminal definitivo, com melhor infraestrutura para atender ao público.

“Estamos construindo uma solução duradoura. Essa etapa é mais um passo para oferecer um transporte público de qualidade, moderno e eficiente, que atenda às necessidades da população”, concluiu Marcos Vinícius de Oliveira Santos.

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