Pará de Minas celebra a arte circense com o 3º Festolino; festival gratuito homenageia a tradição e o trabalho social do circo
O Ponto de Cultura Cia. Circolino anuncia a realização do 3º Festolino – Festival de Arte na Beira neste sábado, 8 de novembro. O evento, que celebra a arte popular e a cultura circense, é uma homenagem a Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil, nascido em Pará de Minas e patrono do Festival.
O palhaço Caracol, do Circolino, fez um convite a toda a população paraminense e a todos que apreciam o circo para participar desta festa. O festival é totalmente gratuito:
Palhaço Caracol
wendelfestolino1
Homenagem a Elmo Mendes, arte-educador social
A edição deste ano do Festolino presta homenagem a Elmo Mendes, um palhaço negro, artista e arte-educador social. Natural de Teófilo Otoni (MG), Elmo Mendes é reconhecido por desenvolver a arte da palhaçada e por gerir a ONG de circo social Cia. os Barriguinhas.
Por meio da ONG, ele oferece aulas gratuitas de diversas modalidades circenses e presta suporte a famílias em situação de vulnerabilidade. A homenagem de Pará de Minas, em nome de Benjamin de Oliveira, visa reconhecer e incentivar a continuidade da arte circense no Brasil.

Programação em dois momentos neste sábado (8h30):
O Festival de Arte na Beira será dividido em duas etapas no sábado, 8 de novembro:
Café da manhã aos pés de Benjamin (8h30):
O evento será um café da manhã colaborativo e ocorrerá no Parque do Bariri, na Praça Benjamin de Oliveira, aos pés da estátua em sua homenagem.
O público deve levar seu quitute para compartilhar com a comunidade.
O momento será de muita poesia e música, além de um espaço aberto para quem quiser trazer um manifesto a Benjamin de Oliveira, que pode ser em forma de música, poesia ou dança.

Varietê Circense na Praça da Matriz (10h):
A celebração se desloca para a Praça da Matriz, acontecendo junto às feiras.
O varietê contará com vários espetáculos, reunindo artistas locais, não locais e até internacionais.
Entre as atrações confirmadas estão a Escola Circolino de Circo, o Projeto Transformando Gerações, o homenageado Elmo Mendes (Teófilo Otoni) e Wildson França (Rio de Janeiro), além de um grande elenco paraminense.
O público pode esperar muita arte, circo, diversão, pipoca e algodão doce.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


