GRNEWS TV: Conselho Municipal fortalece rede de defesa dos direitos da pessoa com deficiência em Pará de Minas
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Gustavo Rios Ribeiro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Pará de Minas, abordou temas e conquistas importantes.
Atuação conjunta e complementar
A luta pela inclusão e garantia de direitos das pessoas com deficiência em Pará de Minas tem sido fortalecida pela união de duas frentes: o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Comissão da OAB dedicada ao mesmo tema. Ambos contam com a participação de representantes da sociedade civil, órgãos públicos e instituições do terceiro setor, como a Apae. O presidente das duas entidades, advogado Gustavo Rios Ribeiro, explica que as ações são complementares e buscam dar voz e visibilidade a esse público.
Participação e deliberação social
O Conselho Municipal realiza reuniões bimestrais, geralmente às quintas-feiras, às 16h, abertas à comunidade. É nesse espaço que demandas específicas, dificuldades enfrentadas e sugestões são apresentadas, discutidas e transformadas em ações concretas. Em casos urgentes, reuniões extraordinárias também podem ser convocadas para garantir resposta rápida às necessidades locais.
Eventos que ampliam o diálogo
Entre as principais iniciativas está o Seminário da Pessoa com Deficiência, realizado anualmente durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no fim de agosto. Em 2025, o evento chegou à sua nona edição, com uma roda de conversa que reuniu cidadãos, profissionais e pessoas com deficiência. O encontro mostrou o desejo crescente da população por mais espaços de diálogo, inclusão e representatividade.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

